A cultura do milho pode ser atacada por pragas, dentre essas estão as que vivem no solo: lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e a lagarta-rosca (Agrotis ipsilon). E é sobre essas duas pragas que Francys de Oliveira proseou com Fabrício Andrade, professor de agronomia, agrônomo, e produtor rural.
O nome científico da lagarta-rosca, Agrotis ipsilon (Hufnagel, 1766) (Lepidoptera, Noctuidae), reflete a marca verificada na asa anterior da mariposa que lembra a letra grega ipsilon. A espécie é uma praga de ocorrência mundial atacando folhas colmos e raízes de muitas espécies vegetais cultivadas, incluindo uva, algodão, fumo, soja, batata, tomate, feijão, repolho, couve-flor, morango e milho. A lagarta desse inseto alimenta-se da haste da planta, provocando o seccionamento dela, que pode ser total, quando as plantas estão com a altura de até 20 cm, pois ainda são muito tenras e finas, e parciais, após esse período. Apesar desse sintoma de dano ser característico da lagarta-rosca, ele não é exclusivo, pois pode ser provocado também pela lagarta-do-cartucho. Portanto, deve-se identificar corretamente a espécie que está ocasionando o dano. A separação das espécies através dos adultos é muito fácil em função das grandes diferenças morfológicas. No entanto, às vezes não é tão fácil a separação das lagartas. Uma das características que pode ser utilizada para uma separação mais rápida é através das suturas da cabeça, onde se tem desenhado na parte frontal de S. frugiperda um Y invertido, enquanto na lagarta de A. ipsilon o que
se observa é um V invertido (CRUZ, 1997, 2004). (fonte: Embrapa).
Lagarta-elasmo (Broca do colo), nome científico: Elasmopalpus lignosellus.
O inseto adulto da lagarta-elasmo é uma mariposa pequena, de cor cinza-amarelada, com cerca de 20mm de envergadura. Já a larva mede até 16mm, é esverdeada a amarelada e tem listras transversais marrons. A pupa é amarelada ou verde e, depois, torna-se marrom e fica com a cor preta logo antes de virar adulto.
Esta é uma praga polífaga, ou seja, que ataca mais de 60 espécies de plantas, incluindo o milho, e prefere solos arenosos. A lagarta, que ataca plantas de até 35cm de altura, causa mais danos em períodos secos. O ataque da lagarta-elasmo pode deixar inúmeras falhas na lavoura de milho. (fonte: Farmbox)
Информация по комментариям в разработке