O medicamento que estimula o crescimento é a somatropina, com os nomes comerciais: Hormotrop®, Norditropin®, Saizen® e Somatrop®. Trata-se de uma medicação injetável, com indicações específicas, como a síndrome de Turner, doença de origem genética.
O Symbiotropin é descrito como um suplemento alimentar, que age no fortalecimento e crescimento muscular, suporte hormonal e equilíbrio de minerais. No entanto, até o momento não foram apresentados resultados suficientes para o seu registro e aprovação no Brasil, segundo a agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA).
Todas as medicações e suplementos possuem indicações e contraindicações, por isso antes de iniciar qualquer medicamento, converse com o seu médico da família, ou um médico especialista em crescimento (endocrinologista), assim poderá receber todas as informações adequadas e eficazes para o seu caso, sem correr riscos.
Lembrando que o uso dos medicamentos só tem efeito para a aumentar a altura, enquanto os ossos não se fecharam, o que ocorre após a puberdade. O seu uso após a calcificação das cartilagens já não tem benefícios nesse sentido, e pode causar problemas à sua saúde, como o aparecimento de tumores por excesso de estímulo e acromegalia.
Existe remédio para crescer?
Existem sim medicamentos que ajudam a crescer, sempre que bem indicado. Para isso é preciso saber a causa da baixa estatura.
No caso de problemas genéticos, especialmente antes da puberdade, fase ideal para estimular o crescimento porque não houve calcificação das cartilagens, um dos tratamentos propostos é atrasar a puberdade com o uso de hormônios, como a somatropina.
Os hormônios retardam a puberdade, prolongando o tempo de crescimento.
Para casos de hipotireoidismo infantil, uma reposição rápida do hormônio da tireoide favorece o crescimento e evita também outras complicações da doença.
Problemas alimentares ou dificuldade de absorção de vitaminas, como nas crianças com intolerância alimentar, o tratamento deve ser a orientação dietética, e mais raramente, o uso de corticoide e/ou imunossupressores.
Portanto, o primeiro passo quando observar baixa estatura, é procurar em pediatra ou endocrinologista, para avaliar o caso e planejar o melhor medicamento.
Информация по комментариям в разработке