POSSO LIGAR O CARRO ELÉTRICO EM QUALQUER TOMADA?

Описание к видео POSSO LIGAR O CARRO ELÉTRICO EM QUALQUER TOMADA?

Muitas pessoas gastam verdadeiras fortunas na compra de carros elétricos, mas quando o ponto de carregamento precisa ser criado, não querem pagar ao eletricista para fazer a correta instalação.

Quais são os riscos de se ligar um carro elétrico em qualquer tomada?
_________________________________________________
Loja Online ANDRA: https://bit.ly/loja-andra

Site ANDRA: https://bit.ly/site-andra

Site STECK: https://bit.ly/site-steck
_________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
_________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

🔌 https://linktr.ee/Eletricity
_________________________________________________
Carros elétricos estão se tornando cada vez mais comuns e com eles uma nova necessidade, a criação de pontos elétricos para carregamento.

O que acontece hoje é um cuidado excessivo na escolha da marca, modelo, autonomia seguido de desprezo total pelo ponto elétrico onde o carro será conectado para carregamento.

Não adianta ser mão aberta no momento de desembolsar certa quantia em um carro elétrico e ser econômico no momento em que precisa contratar um eletricista. Aliás, se não bastasse a economia, ainda temos a condição de que milagrosamente a pessoa se torna um especialista em eletricidade e ouvimos a famosa frase: “É coisa simples, só preciso de uma tomadinha”.

Será que realmente uma tomadinha resolve o problema?

Existem, segundo a IEC 61851, 4 métodos de carregamento.

O método um seria para carregamento direto, mas ele só é permitido para veículos levíssimos como bicicletas e patinetes.

Para um carro elétrico só são permitidos os métodos 2 a 4, onde precisamos de algum tipo de carregador, então você não pode simplesmente carregar seu carro elétrico diretamente em uma tomada.

Neste vídeo vamos falar especificamente do método 2 que utiliza carregadores portáteis como o da STECK comercializado pela ANDRA.

Mesmo com um carregador portátil, aquela história de instalação simples com uma tomadinha está totalmente descartada.

O conjunto veículo elétrico e carregador é uma carga e deve ser tratada como tal, seguindo todas as recomendações da NBR5410 e alguns pontos específicos da NBR17019 Instalações elétricas de baixa tensão - Requisitos para instalações em locais especiais - Alimentação de veículos elétricos

Esta norma destaca que deve ser considerado o valor nominal ou a corrente de recarga máxima para dimensionamento do circuito alimentador da tomada onde o carregador será instalado.

O Carregador Veicular STECK é alimentado com tensões de 100 a 240V com FNT ou FFT, então tensão elétrica e número de fases não é problema, porém ele permite que você configure a corrente de recarga de 10A a 32A, dessa maneira, seguindo a NBR17019, temos que considerar a corrente de 32A.

Este é o principal motivo que nos permite afirmar que não podemos ligar qualquer carregador em tomadas residenciais, mesmo as de 20A sem respeitar a corrente máxima de recarga.

Algumas pessoas chegam ao absurdo de fazer adaptadores com um plugue 2P+T de 20A em uma extremidade e uma tomada industrial de 32A na outra, uma adaptação perigosa.

Outro destaque da NBR17019 está relacionado com o uso de IDR.

Circuitos para carregamento de veículos exigem a utilização de um IDR tipo A, além de disjuntor adequado. É possível que não haja espaço para os dois dispositivos no quadro e neste momento a utilização de bloqueios como os da STECK, também comercializados pela ANDRA, podem ajudar bastante.

Em alguns modelos você tem apenas a tomada e em outros existe também a possibilidade de utilizar IDR.

Tem modelos que são ainda mais completos e além de contar com local para instalação do IDR, tem também uma chave comutadora e um dispositivo de bloqueio interno onde você só consegue ligar a chave com o plugue totalmente inserido na tomada.

Depois de inserido, o plugue só pode ser desconectado quando a chave estiver desligada.

Ficou claro que circuitos, proteções e tomadas devem ser respeitados para não ter dor de cabeça no momento de carregar seu veículo elétrico.

A escolha do carregador também faz toda a diferença. Sem um carregador apropriado, não há controle adequado sobre a corrente elétrica que está sendo fornecida ao veículo.

O modelo STECK é portátil e pode ser instalado com suporte para facilitar o acesso ao visor onde é possível acompanhar tensão, potência, status, tempo de recarga, temperatura e corrente elétrica que pode ser ajustada de 10 a 32A.

Para saber todos os detalhes sobre o carregador veicular STECK, eu deixei os links no início desta descrição.

💡 Se liga na #eletricity #andra e #steck 💡

Комментарии

Информация по комментариям в разработке