Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:
https://hotm.art/ytd-planilha-calculo...
Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
https://hotm.art/ytd-planilha-quadro-...
Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
https://hotm.art/ytd-planilha-plantas...
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:
CHAVE PIX 👉 [email protected]
QR CODE 👉 https://bit.ly/doacao-pix
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:
🔗 https://bit.ly/cadastro-eletricity
__________________________________________________
Acesse a QUALIFIO através do link abaixo e conheça os fabricantes de condutores elétricos com garantia de qualidade.
http://www.qualifio.org.br/associe-se
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇
🔌 https://linktr.ee/Eletricity
__________________________________________________
Finalizando nossa série “Cabo é Tudo Igual” vamos falar hoje sobre os cabos elétricos. Será que são todos iguais? Será que posso confiar em um produto apenas por ter selo do INMETRO? Será que um cabo desbitolado vai passar no teste da nossa máquina de corrente?
O termo cabo desbitolados se refere a condutores elétricos fabricados e comercializados sem atendimento a normas de fabricação. Os fios e cabos devem ser certificados pelo INMETRO, porém, existem fabricantes que desrespeitam as normas, mesmo tendo este selo e produzem cabos desbitolados com custos menores, pois, utilizam menos cobre que o exigido e muito mais PVC, o que acaba colocando em risco a segurança do consumidor.
Hoje, infelizmente, não há garantia de que todos os produtos vendidos no mercado, mesmo com certificação do INMETRO, estejam dentro das normas e isso não é culpa do INMETRO. Um fabricante pode adquirir o selo e logo depois mudar o processo de fabricação.
Mas como fazer quando você adquire cabos elétricos para baixa tensão e desconhece a qualidade do produto? Como identificá-los?
A Qualifio – Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos – é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades em parceria com o Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos), afim de monitorar e identificar fabricantes e certificadoras que operam de maneira irregular no mercado brasileiro, notificando assim as autoridades competentes. Vamos descrever agora 4 medidas indicadas pela QUALIFIO Para facilitar a verificação dos cabos elétricos que você está adquirindo.
1. A etiqueta de identificação nos produtos deverá indicar, claramente, a seção do produto, a norma vigente, o selo do INMETRO, o logo da certificadora e, principalmente, o número do registro do produto com validade (este pode ser confirmada no site do INMETRO);
2. No corpo do cabo deve estar gravado de forma legível, qual a sua seção nominal, além de outras informações obrigatórias.
3. Outra maneira de identificação é a comparativa. Compare um cabo reconhecidamente de boa marca com o cabo que você está avaliando. O peso do produto também pode ser diferente e a quantidade de fios pode ajudar na decisão. Quanto menos fios, mais problemas;
4. É possível identificar o cabo através do dimensionamento da quantidade de cobre existente no cabo. Pode-se usar um micrometro e medir os fios elementares e calcular a área da seção transversal para identificar um cabo bom de um desbitolado.
Conseguimos notar facilmente que na tentativa de obter lucro, algumas empresas estão colocando instalações elétricas em risco. Como nem sempre é fácil aplicar todas as regras que mencionamos na escolha de cabos, para ajudar, o profissional pode consultar a página da Qualifio e verificar, como já mencionamos, os diversos fabricantes associados. Em breve entrará em vigor também o SELO QUALIFIO, mais um critério que irá ajudar no momento da escolha de fios e cabos elétricos.
Podemos concluir depois desta série de vídeos que “Cabo não é Tudo Igual”. Existem aplicações diferentes para cabos diferentes e mesmo dentro de uma mesma aplicação podemos ter produtos com certos diferenciais em relação a outros. Então, nada de invenção ou gambiarra, saiba escolher o cabo certo de acordo com as suas necessidades e muito cuidado com a pirataria, pois como já mencionamos em outros vídeos, ela está presente com grande frequência nos materiais elétricos.
Espero que tenham gostado de mais esse vídeo e até a próxima!
💡 Se liga na #eletricity 💡
Информация по комментариям в разработке