Leptospirose em cães l A doença da urina do rato

Описание к видео Leptospirose em cães l A doença da urina do rato

A leptospirose canina é conhecida como a doença da urina dos ratos, e infelizmente é muito comum em algumas regiões, principalmente no período de chuva.

É uma doença altamente contagiosa e atinge não só os animais, mas também o homem, sendo considerada uma zoonose de ocorrência mundial. No Brasil, o principal transmissor são os ratos e ratazanas, o contágio é pelo contato direto com a urina de animais infectados.

Os cães se contaminam através de água contaminada, contato direto com a urina dos ratos infectados e alimentos contaminados como as rações que são vendidas a granel que ficam expostas, e durante a noite os ratos vão para comer ração e fazem xixi dentro das embalagens, infelizmente acontece do tutor oferecer uma ração contaminada para o seu animalzinho. Muito cuidado também ao deixar alimentação a vontade, porque os ratos vão para comer o restinho da ração e podem contaminar tanto a ração quanto a água do seu animal.

Os principais sintomas na fase inicial são desidratação, febre, vômito, diarreia, mialgia ( dor muscular), polidpsia (beber água em excesso) e poliúria (fazer xixi em excesso), e em alguns casos no início os animais ficarão assintomáticos (não apresentará sintomas) e em seguida terão lesão renal e hepática. Na fase mais grave eles terão dificuldade para fazer xixi (oligúria), indicando comprometimento renal e será necessário sondar esse animal e a urina estará extremamente escura, o que chamamos de urina cor de coca-cola (como mostrei no vídeo), além da lesão renal, terá também um grave comprometimento hepático e esse animal apresentará ictericia (ficará com o corpo todo amarelo, além das mucosas do olho e boca).

Se você observar qualquer um dos sinais citados no vídeo, coloque luva imediatamente, pois você não pode ter contato direto com a urina de animais contaminados e procure o veterinário imediatamente.

A prevenção é muito importante e para os cães temos vacinação, lembrando que o reforço deve ser feito a cada 6 meses.

E aí, você conhece algum animalzinho que já teve essa doença? Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários 👇

Комментарии

Информация по комментариям в разработке