Entender de pragas é assunto básico para conduzir uma lavoura em plena forma para tirar um excelente resultado dos campos no final da safra, e é por isso, que, nós do Agro Integração, trouxemos esse conteúdo de forma prática e descomplicada para vocês.
Dentre as pragas estão:
Larva Alfinete (Diabrotica speciosa):
As fases imaturas das pragas são encontradas no solo. Os ovos são colocados na base da planta, próximo às raízes.
São esbranquiçadas com a cabeça e o ápice de abdome de coloração preta. O adulto é de coloração verde-amarela, por isso denominado “vaquinha verde-amarela ou patriota”.
O sintoma mais característico das plantas afetadas, devido ao formato curvado que passam a apresentar.
Lagarta Rosca (Agrotis ípsilon)
Lagarta-rosca é como são conhecidas as lagartas dos gêneros Agrotis, Anicla e Peridroma, que recebem esse nome pela forma como se escolhem quando são tocadas. São pragas de hábitos noturnos, que se abrigam no solo durante o dia e atacam as plantas recém transplantadas ou recém germinadas à noite.
Lagarta do Cartucho (Spodoptera frugiperda)
É uma das principais pragas do milho, causando grandes perdas, e também encontradas na cultura do sorgo.
A lagarta-do-cartucho penetra no colmo ou no cartucho da planta, criando galerias e consumindo as folhas da planta, o que provoca um sintoma conhecido por “coração morto”, que ocorre por causo do dano no ponto de crescimento da planta, além de deixar a mesma com pouca área foliar.
Essa lagarta pode causar redução de rendimento de 17% a 55,6%.
Lagarta Elasmo (Elasmopalpus lignosellus)
A lagarta-elasmo vem tornando-se, juntamente com a lagarta-do-cartucho, uma das principais pragas da cultura do milho em condições de campo.
Tem sido observado que esta praga ocorre com maior frequência em solos arenosos e em períodos secos após as primeiras chuvas. Também tem sido problemática para as culturas em solos sob vegetação de cerrado, sobretudo no primeiro ano de cultivo.
Os danos são variados, porém, devido ao ataque, ocorre primeiramente a morte das folhas centrais, cujo sintoma é denominado “coração morto”.
Broca do colmo (Diatrea saccharalis)
As lagartas da Diatrea saccharalis medem cerca de 22 mm a 25 mm de comprimento, e apresentam a cabeça marrom e o corpo esbranquiçado ou amarelado, com vários pontos escuros.
Podem atingir raízes, colmo e espigas. Em altas infestações, o ataque desse inseto pode provocar perdas de até 21% na produção. Ao atacarem plantas pequenas ou o cartucho, causam desde furos nas folhas até a morte do ponto de crescimento.
Percevejo Marrom (Euschistus heros)
Percevejo Barriga Verde (Dichelops furcatus)
Praga sugadoras que podem iniciar seus ataques quando a planta ainda é jovem, assim, causando danos na conformidade do desenvolvimento das folhas, chegando a causar o enrolamento do cartucho ou até mesmo o "coração morto", onde, no caso, o principal percevejo que tem esse dano é o Barriga Verde.
Na fase reprodutiva, ambos os percevejos podem estar presente, reduzindo produtividade e até mesmo, em caso de sementes, o poder germinativo e de vigor das futuras plantas em questão.
Cigarrinha do milho
A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) é outra praga conhecida pela transmissão de doenças às lavouras, sendo o enfezamento pálido (espiroplasma) e o enfezamento vermelho (fitoplasma) as mais comuns.
Seus sintomas típicos são folhas com listras esbranquiçadas, amareladas ou avermelhadas, chegando a adquirir uma tonalidade púrpura.
Em caso de não usar Híbridos tolerantes, pode-se ter uma perca de 100% da sua área, pois, as planta morre por não conseguir transportar seus nutrientes.
Links para acompanhar:
https://portal.syngenta.com.br/notici...
https://agropos.com.br/pragas-do-milho/
https://blog.aegro.com.br/principais-...
https://www.google.com/search?q=enfez...
https://maissoja.com.br/lagarta-do-ca...
http://roundupreadyplus.eoujobs.com.b...
Информация по комментариям в разработке