CICLO ILP+IPT: A importância dos mapas de ruído para a gestão urbana

Описание к видео CICLO ILP+IPT: A importância dos mapas de ruído para a gestão urbana

CICLO ILP+IPT DE CIÊNCIA APLICADA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS 2024:
A importância dos mapas de ruído para a gestão urbana das cidades, políticas públicas e ações da sociedade civil
24 de setembro de 2024
Horário: das 14h30 às 16h30

O evento tem como motivação debater a importância da incorporação, nas políticas públicas, do mapeamento sonoro nas cidades. O ruído é considerado pela Organização Mundial da Saúde - OMS como a segunda maior fonte de poluição, perdendo somente para a poluição atmosférica. A população das grandes cidades vem cada vez mais experimentando a incomodidade sonora em seus territórios, que pode existir mesmo quando os níveis de pressão sonora, estabelecidos em leis e normas, são atendidos, causando problemas físicos e psíquicos nos seres humanos. Além da já conhecida perda auditiva, temos a ocorrência de doenças com a diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, dentre outros. Desejamos viver em cidades onde os incômodos sonoros sejam mínimos nas residências, no trabalho, nas escolas, nas áreas de saúde, nas áreas de lazer e de recreação, enfim em todos os ambientes de convívio social. Para que seja possível planejar o crescimento das cidades, evitando a exposição de seus habitantes ao ruído excessivo, é importante que sejam elaborados mapeamentos sonoros, ferramenta de diagnóstico para que os gestores públicos e os projetistas possam desenvolver políticas e projetos adequados, propiciando condições ideais de conforto e saúde para a população, garantindo assim, a mitigação da exposição ao ruído.

Ros Mari Zenha (moderadora e debatedora)
Geógrafa, Mestre e pesquisadora, atuante na área de Planejamento Urbano e Habitação do IPT e Coordenadora do Acordo de Cooperação Técnica entre o IPT e o ILP/ALESP.

Marcelo de Mello Aquilino (palestrante)
Físico, Mestre, pesquisador na área de acústica com larga experiência em monitoramento de ruído ambiental. Gerente técnico do Laboratório de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Instalações prediais do IPT. Doutorando na Faculdade de Saúde Pública da USP na área de epidemiologia e acústica.

Antonio A. Marzzano Rios (palestrante)
Chefe Unidade de Acústica Ambiental SEREMI de Saúde RM. Professor Acústica Ambiental em Obras de Construção na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Com estudos em Administração Ambiental (JICA-JAPON) e especialização em Contaminação Ambiental (Universidad de Chile).

Fabiola Moran (palestrante)
Promotora da 5° Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital do Ministério Público de São Paulo

Jupira Cauhy (palestrante)
Conselheira do CADES Lapa e membro do Movimento de Moradores da Água Branca.

Esta é uma contribuição da ALESP e do IPT para a discussão temática relativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) n.3 (“Saúde e Bem-Estar”) e n.11 (“Cidades e Comunidades Sustentáveis”) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os Cadernos do ILP v.4 n.3, com os artigos referentes ao Ciclo ILP+IPT 2022, podem ser acessados livremente no endereço: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblio...

Os Cadernos do ILP v.5 n.3, com os artigos referentes ao Ciclo ILP+IPT 20233, podem ser acessados livremente no endereço: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblio...

Link para o formulário de avaliação de curso e emissão de certificado: https://formlimit.everestwebdeals.co/...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке