ESPONDILITE ANQUILOSANTE: O QUE É ISSO?

Описание к видео ESPONDILITE ANQUILOSANTE: O QUE É ISSO?

Olá! Eu sou Marcella Mello, reumatologista, e o tema desse vídeo é a espondilite anquilosante: você conhece essa doença?

A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica e autoimune, que acomete principalmente a coluna vertebral. O principal grupo acometido são homens com menos de 40 anos, mas mulheres também podem ter a doença.

A principal queixa do paciente com espondilite anquilosante é, geralmente, uma dor lombar inflamatória, ou seja, pior durante a noite e ao acordar. Ela pode ser de forte intensidade, por vezes sendo referida como uma dor alternante nas nádegas, unilateral e intermitente, mas que pode se tornar bilateral e persistente. Rigidez matinal de até 3 horas também é muito observada. Ou seja, o paciente acorda dizendo que está travado, que não consegue fazer praticamente nada nas primeiras horas da manhã, e que só após se exercitar ou alongar-se há alguma melhora.

Dores articulares periféricas também podem acontecer. Elas costumam acometer menos de 4 articulações e de maneira assimétrica, predominando nas articulações dos membros inferiores, como pés, tornozelos e joelhos. Também pode ocorrer entesite, que é a inflamação de uma estrutura chamada êntese, sendo a região da fáscia plantar e do tendão do calcâneo os mais comuns.

A espondilite anquilosante pode acometer ainda os olhos, na forma de uveíte anterior unilateral e recorrente, sendo relativamente comum. Pode haver ainda acometimento cardíaco, renal, pulmonar, mas em esses sítios são menos comuns.

O diagnóstico da espondilite anquilosante é clínico e radiológico, com auxílio também de exames laboratoriais.
Pode haver aumento de provas inflamatórias (VHS e PCR). A pesquisa do HLA-B27 não deve ser utilizada como processo de triagem, pois sua positividade não garante o diagnóstico e sua ausência também não exclui. Entretanto, ele pode ser visto em mais da metade dos pacientes com espondilite anquilosante.

Os métodos de imagem são muito importantes para avaliação diagnóstica do paciente com suspeita de espondilite anquilosante, sendo a radiografia de articulações sacroilíacas o primeiro exame a ser solicitado diante da suspeita.

A ressonância magnética deve ser realizada quando o RX é normal e existe uma forte suspeita clínica para espondilite anquilosante.

A espondilite anquilosante é uma doença autoimune crônica e não tem cura. Seu tratamento envolve o uso de uma variedade de medicações, incluindo muitos dos agentes usados ​​para o tratamento de pacientes com outras formas de artrite inflamatória, principalmente artrite psoriásica (AP) e artrite reumatóide (AR).

O objetivo primário do tratamento é controlar a inflamação e prevenir desconforto, lesão articular e incapacidade, buscando sempre a remissão ou a menor atividade da doença.

Como medidas não farmacológicas, é importante a educação do paciente sobre sua condição clínica, o controle dos fatores de risco cardiovascular, como obesidade e síndrome metabólica, além do estímulo à atividade física e à fisioterapia.

Em relação ao tratamento medicamentoso, os antiinflamatórios não esteroidais (AINE) são a primeira linha no tratamento das manifestações da coluna vertebral e região de sacroilíacas. Drogas como sulfassalazina e metotrexato são utilizadas para controle de manifestações periféricas, como os quadros de artrite em joelho ou tornozelo, por exemplo.

Medicamentos imunobiológicos, como os inibidores do fator de necrose tumoral (anti-TNF) e os inibidores da interleucina 17 são prescritos diante da falha dos medicamentos anteriormente citados.

É importante que o paciente mantenha acompanhamento periódico e regular com o reumatologista para constante avaliação do quadro inflamatório e da resposta ao tratamento.

Para maiores detalhes, entre em contato conosco ou agende sua consulta.

Quem sou eu:
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de MG – CRM-MG 71401
Especialista em Clínica Médica HGIP/IPSEMG – RQE 46817
Especialista em Reumatologia pela Santa Casa BH – RQE 50241
Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Reumatologia – biênio 2021/2022
Preceptora da Residência de Reumatologia Santa Casa de BH
Reumatologista do Corpo Clínico do Hospital Biocor
Membro da equipe de pronto atendimento do hospital IPSEMG e Instituto Orizont
Professora do Internato de Reumatologia da Faculdade de Medicina - FASEH

Site: https://portaldareumatologia.com.br/
Instagram:   / marcella.reumatologista  
WhatsApp para consultas: (31) 99893-2946

Комментарии

Информация по комментариям в разработке