Sobre feminismos e vertentes | 042

Описание к видео Sobre feminismos e vertentes | 042

Uma abordagem geral sobre os vários feminismos e espero que seja útil. POR FAVOR LEIAM A DESCRIÇÃO:

Este vídeo não ficou do jeito que eu queria. É um pouco do resultado da gente ficar muito mergulhada nas nossas leituras e acabar fazendo vídeo que achamos que está didático, mas não está tanto assim. Peço que não desistam por isso.

O Tese Onze atrasou muito minhas publicações acadêmicas por conta de todo tempo que toma (fora o quanto é destrutivo pra saúde mental fazer esse trabalho). Estou com muitos artigos quase prontos mas ainda não porque fazer vídeos toma tempo pra caramba. Isso é pesquisa em andamento e demora. O dia que eu tiver o artigo, o link estará aqui

Sueli Carneiro sobre epistemicídio: https://www.geledes.org.br/epistemici...
Cinzia Aruzza sobre feminismo marxista, materialista e interseccionalidade (discussão de consubstancialidade também)
https://edisciplinas.usp.br/pluginfil...

Observação sobre porque epistemologia e não vertente:
"Isso significa que feminismo “branco” ou feminismo “negro” na Grã-Bretanha não são categorias essencialistas, mas antes campos de contestação inscritos dentro de processos e práticas discursivas e materiais num terreno pós-colonial. Representam lutas sobre esquemas políticos de análise; os significados de conceitos teóricos; as relações entre teoria, prática e experiências subjetivas, e sobre prioridades e modos de mobilização política. Mas não devem, em minha opinião, ser entendidas como construindo as mulheres “brancas” e “negras” como categorias “essencialmente” fixas em oposição." (Avtar Brah - https://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/303...)

Isso significa que, enquanto feminismo negro, está localizado dentro desses campos de contestação que abraçam significados e experiências subjetivas. Como Brah coloca, na epistemologia se trata de construção de conhecimento, e não essências fixas. É diferente, por exemplo, de falar de feminismo antirracista, que é necessariamente opostos e excludente de um feminismo racista. Vertentes excluem umas às outras, epistemologias se constroem a partir de locais específicos, mas podem andar juntas, especialmente quando uma influencia a outra, o que resulta, por exemplo, na importância fundamental do feminismo negro para a construção de um feminismo antirracista que pode ser trabalhado por todas as mulheres.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке