Psicologia e a Luta de Pessoas com Deficiência: de Lígia Assumpção Amaral aos debates contemporâneos

Описание к видео Psicologia e a Luta de Pessoas com Deficiência: de Lígia Assumpção Amaral aos debates contemporâneos

Lígia Assumpção Amaral (1941 - 2002) é uma das pioneiras da Psicologia. Sua dissertação de mestrado “Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo”, defendida em 1987, trouxe uma nova perspectiva para a produção acadêmica, ao escrever sobre deficiência a partir de sua própria experiência de vida, sendo Lígia uma pessoa com deficiência.

Ao longo da vida, publicou cinco livros, entre eles “Conhecendo a deficiência (em companhia de Hércules)” (1995) e “Tirando a deficiência da estante” (1996). Seu legado se envereda pelo ambiente acadêmico e social, entrelaçando pesquisa e aprendizagens, a partir de uma perspectiva não preconceituosa e inclusiva.

A história e legado de Lígia Assumpção Amaral são temas do documentário “Psicologia e a Luta de Pessoas com Deficiência: de Lígia Assumpção Amaral aos debates contemporâneos”, volume 14 da série “Pioneiras da Psicologia”, produzida pela Comissão de História e Memória do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Acesse também a pesquisa documental sobre a vida e obra de Lígia Assumpção Amaral, também produzida pela Comissão de História e Memória, material extra do filme: https://www.crpsp.org/impresso/view/545

Acompanhe a versão em audiodescrição do documentário

Комментарии

Информация по комментариям в разработке