Billy Marques - Minha Donzela (1978)

Описание к видео Billy Marques - Minha Donzela (1978)

Compacto do alagoano de Penedo Billy Marques, sua única gravação em vinil. "Minha Donzela" é um Soul!
Nada melhor que o próprio Billy para contar sua história, segue aqui texto do próprio:

"Ôi,amigo,a minha história e desse disquinho de vinil se deu a partir da minha adolescência, a partir dos meus 15 anos. Sempre gostei de cantar. Descobri que tinha o dom de compor,e isso a partir dos 11,12 anos. Eu queria ser artista...amava as belas músicas dos anos 60,70,que tocavam no rádio, e que assistia na TV Preto e branco do vizinho, àquela época.
Participei de um festival de música de penedo, em 1977,e fiquei bem posicionado. Daí, o desejo de buscar conhecer uma gravadora,o que aconteceu quando meu irmão primogênito, João Batista, me levou pra Recife, pois tinha ele em penedo uma loja de calçados e,vez em quando,ia à capital pernambucana renovar a vitrine. Ele sabia que eu queria conhecer a gravadora! Pegamos o ônibus em penedo às 20 horas, e chegamos ao Recife 5 da manhã.
Depois que ele resolveu as coisas dele,no início da tarde me levou à Rozemblit, na estrada dos remédios. Ali estava eu,na única gravadora de discos de vinil do Nordeste...e escondidos de nosso pai,pois éramos evangélicos, e nem pensar naquela profissão! Com muito trabalho João conseguiu que o diretor de lá nos recebesse. E resumindo, ele ouviu a minha odisséia, chamou um maestro que estava lá, naquele momento, e mandaram eu cantar umas músicas minhas. Eu cantei e eles gostaram, mas disseram que aquilo só funcionava com dinheiro...e concordaram em que eu entrasse com 50% da despesa da gravação para um compacto duplo,esse aí que você tem na mão...e eu sei que pagamos ,na época, 500 cruzeiros ( algo assim ) num empréstimo que João fez em seu nome.
Na verdade eu paguei a matéria prima da gravação, e o mais,a gravadora me deu de presente. Isso porque o maestro Edinaldo castanha apostou em mim. Voltei à gravadora um mês depois e gravei ,num único dia, as quatro músicas deste compacto. Me deram 2 mil cópias, que vendi em minha cidade em pouquíssimos dias! A única rádio de penedo, à época, a emissora Rio são Francisco, tocava sem parar, à pedido dos ouvintes! Fui à TVs de Alagoas e Sergipe, e fui em São Paulo, em programas do Raul Gil e Silvio Santos, mas lá na posição de calouro, embora apresentando meu disquinho. Lá em São Paulo fiquei 2 anos tentando uma melhor oportunidade, que não apareceu... Voltei pra penedo e tratei de trabalhar a vida comum. Fui motorista de táxi, de ônibus coletivo, funcionário público, radialista,vereador,e hoje tenho 60 anos. Sou feliz! Um forte abraço pra você! Pode usar esse disco para o bem da historicidade da nossa música e cultura !!!"

Комментарии

Информация по комментариям в разработке