Mosteiro e Capela de São João de Arga, Arga de Baixo, Serra de Arga | Alto Minho

Описание к видео Mosteiro e Capela de São João de Arga, Arga de Baixo, Serra de Arga | Alto Minho

Mosteiro e Capela de São João de Arga, Arga de Baixo, Serra de Arga | Alto Minho

O Mosteiro de São João de Arga, também designado por Capela de São João de Arga e Santuário de São João de Arga, está situado na Serra de Arga, em Arga de Baixo. Engloba a Capela de São João que representa um dos testemunhos medievais mais importantes dessa região.

"O Mosteiro de S. João de Arga está implantado no topo da Serra d’ Arga (lugar de Arga de Baixo, Caminha) dispondo de uma ampla visibilidade sobre o rio Minho. Embora seja desconhecida a data da sua fundação, as suas caraterísticas apontam para os finais do século XIII.

Esta construção de arquitetura românica insere-se no grupo das pequenas igrejas rurais, de nave única e curta, com capela-mor de planta quadrangular e panos murários muito robustos.

A capela foi alvo de várias reformas ao longo dos séculos. Em 2015, o Santuário de S. João d'Arga foi alvo de uma empreitada de Conservação e Valorização, que englobou trabalhos de conservação e de beneficiação na igreja, nos albergues/quartéis, nos espaços exteriores, nos sanitários públicos, no edifício de apoio ao Santuário e, ainda, o melhoramento e execução de algumas infraestruturas.

No topo da Serra de Arga, numa zona de rochas escarpadas e desfrutando de uma panorâmica privilegiada sobre o curso final do rio Minho, a capela de São João é um dos mais importantes testemunhos medievais da região, não obstante a sua pequenez e simplicidade. Desde muito cedo foi sede de uma romaria dedicada a São João Baptista, ainda hoje realizada pelos finais de Agosto de cada ano, momento devocional que é apenas mais um a juntar às numerosas romarias locais que têm como destino a Serra. Carlos Alberto Ferreira de Almeida caracterizou bem esta situação, ao referir-se a uma "intensidade simbólico-religiosa" local, materializada numa "antropologia religiosa dominada por uma economia ganadeira" (ALMEIDA, 1987, p.154).

Desconhece-se a partir de que altura teve início esta concorrida romaria, assim como desconhecida é a origem da capela." In site da CM de Caminha

A festa/romaria realiza-se nos dias 28 e 29 de agosto.

#capelas #patrimoniohistorico #minho

Комментарии

Информация по комментариям в разработке