A HISTÓRIA DE ASILO INFALÍVEL? 13 Dicas para preparar a entrevista no processo de asilo

Описание к видео A HISTÓRIA DE ASILO INFALÍVEL? 13 Dicas para preparar a entrevista no processo de asilo

Primeiro, vamos deixar a bomba cair - não existe história de asilo infalível. Quem te fala diferentemente querendo te vender uma certa história para contar, está mentindo. Mas claro que você pode fazer algumas coisas para preparar-se para a entrevista no processo de asilo - é o que vou falar nesta vídeo.

Veja também o vídeo sobre a nova lei da permanencia de chances na Alemanha: https://youtube.com/live/2h0-bfj57Nc

Vou contar do ponto de vista em como correm as coisas na Alemanha, mas acho que tem algumas partes que valem para todos os países europeios. É importante notar primeiro que existem diferentes tipos de entrevista durante o processo de asilo, por exemplo existe também uma entrevista de Dublin no início do processo e outras entrevistas em outras ocasiões. Por isso, a minha primeira recomendação é:

Desde que você chegou e pediu asilo buscar ajuda dum centro de aconselhamento de refugiados e migrantes onde você está para entender o que vai acontecer, e especialmente de novo quando teve um convite para entrevista buscar saber com eles, que tipo de entrevista que é e o que vai ser o tema.

Se você for chamado mesmo para a entrevista onde tem que contar a sua história, é bom saber em antemão, qual é a estrutura desta entrevista, vou explicar aqui:

Geralmente tem um número de perguntas preliminárias primeiro que são feito muito mais para elaborar a identidade da pessoa, e no mesmo tempo vão ser comparados com as outras coisas que você falou (até em outras entrevistas) para ver que não se contradisse. Se contradizer é o que você devia mesmo evitar, porque aí rapidamente as autoridades podem decidir que a história toda é mentira e dar um tipo de rejeição que é mais difícil de contestar.
Dentro da entrevista em geral tem uma pessoa que vai fazer as perguntas e escrever o protocolo e um tradutor. A pessoa que está entrevistado pode levar uma pessoa para fazer companhia, mas isso deve ser registrado em antemão. Você tem o direito de fazer pausas quando precisa e de falar tudo aquilo que você acha relevante para o caso - mesmo que o entrevistador fale diferente. Tem direito a um tradutor que entenda bem, e tem direito de pedir outro tradutor se vier algum problema. Refugiados menores de idade, deficientes ou com experiência de tortura ou violência sexual têm direito a ser entrevistado por uma pessoa que teve uma formação especial para tal.

Para preparar a entrevista, é importante organizar todos tipos de documentos que você é capaz de precisar, que seriam: evidência para o seu caso, atestados médicos no caso de doença (especialmente doença psicológica), procuração para a pessoa que vai acompanhar (se você tiver/quer alguém a acompanhar). Também vale a pena buscar o caminho para o lugar da entrevista em antemão para se sentir mais seguro no próprio dia.

Agora vamos para a parte mais importante - aquilo que muitos chamam de história. Aí que você conta todas as razões porque e como foi perseguido no seu país e porque que está em risco de vida e morte se voltar para lá. Esta parte é bom preparar junto com alguém que você confia. Pode ser um amigo/uma amiga, alguém duma initiativa de ajuda aos refugiados ou também um aconselhador de refugiados. Especialmente se a sua história contenha partes que estejam difíceis de contar, pode até ser um psicólogo. Infelizmente muitas das vezes as coisas mais difíceis de contar são chaves para o caso de asilo e então é bom já tentar falar sobre elas num ambiente mais pessoal e seguro do que a entrevista oficial. Você também pode tentar em antemão escrever todas as coisas que aconteceram, para refrescar a memória e ver se tem coisas onde a memória não está 100% clara, mas não é recomendado levar o escrito para a entrevista para ler ou aprender de cor, porque pode ser visto com decorou uma história falsa.

---

Veja tambem a minha séries sobre o asilo na alemanha:
#1 Quem pode pedir asilo?    • Quem pode pedir Asilo na Alemanha? Sé...  
#2 Quem recebe asilo?    • Quem recebe ASILO? Série Sistema de A...  
#3 Como pedir asilo na ALEMANHA?    • Como pedir ASILO NA ALEMANHA? Início ...  
#4 Posso pedir ASILO DE SAÚDE?    • Doença é um motivo de asilo na ALEMAN...  
#5 Como preparar para a ENTREVISTA DE ASILO?    • A HISTÓRIA DE ASILO INFALÍVEL? 13 Dic...  
#6 Como ter sucesso no processo de asilo?    • Como ter sucesso no pedido de asilo n...  


---

Aviso legal: As dicas que eu dou neste canal se baseiam na minha experiência como pastora de refugiados na alemanha e naquilo que leio e estudo sobre o tema. Não devem serem considerados conselhos jurídicos e não tem nenhuma garantia que a situação não tenha mudado já. Também não posso dar conselhos individuais através desta plataforma, se precisar deste tipo de informação, busque um adevogado de migração ou um centro de aconselhamento de refugiados.

---#

Contacto:

Instagram: @sinateluisa
Facebook:   / pensamentosderefugio  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке