Documentário - ensaio #04 batuqueiro 2007 legendado

Описание к видео Documentário - ensaio #04 batuqueiro 2007 legendado

Documentário ensaio #04 - batuqueiro
Ano: 2007. DV 16:9. Estéreo. 10'18".
Licença de uso: Creative Commons - BY-NC-SA.

http://szaszak.wordpress.com/video/en...

O ensaio #04, batuqueiro, é um documentário livre sobre os maracatus mais tradicionais de pernambuco, o tempo e a espiritualidade. O material foi gravado ao fim de 2005, esperando mais de um ano e meio até maturar uma linha narrativa e chegar a uma edição final -- o que explica o contraste entre a numeração do ensaio e sua data de publicação (julho de 2007).

A idéia de fazer este documentário surgiu a partir de uma loucura de um cara apelidado de Caranguejo. Um trabalho que envolveria várias pessoas do então projeto Cultura Digital acabou sendo, em muitos casos, eu e Caranguejo saindo pelas favelas de Recife, Olinda e Igarassu para gravar as entrevistas. Não tive acesso ao áudio externo gravado durante os shows ou apresentações.

Assim, nos cerca de dez dias de gravação, conseguimos falar com Dona Olga, do Estrela Brilhante de Igarassu e Seu Afonso, do Leão Coroado -- os maracatus mais antigos e tradicionais do Brasil, surgidos antes da abolição da escravatura. Conversamos com Dona Ivanize, do maracatu Encanto da Alegria, que embora fosse novo segue os preceitos da Nação Nagô. Visitamos a Casa Xambá a convite de Guitinho, para prosear com Seu Ivo, e o Côco de Umbigada de Beth de Oxum, além de gravar as danças do grupo Obaomin.

Sem roteiro, sem saber direito onde estávamos e onde íamos parar, nossa falta de objetividade comprometeu a edição: demorei a chegar a uma linha narrativa e, quando cheguei, demorei a ter tempo de executá-la. Mas gosto do resultado. Em termos técnicos, o desafio deste vídeo foi voltar a fazer algo mais longo, com um extenso material bruto. Tanto que o áudio não passou por uma pós-produção e as imagens permanecem como capturadas, sem qualquer correção.

‪@ElimarCaranguejo‬
@qazav #ensaio #04 #CulturaDigital #ellimarcaranguejo #culturaviva #pontodecultura

Комментарии

Информация по комментариям в разработке