Aumento da Próstata e Disfunção Sexual - parte 1 | Cavalcast - Instituto Cavalcanti com Dr. Marco Túlio Cavalcanti - Urologista e Andrologista (CRM: 136030 – RQE: 56669)
#protesepeniana
#disfuncaoeretil
#saudemasculina
#andrologia
#institutocavalcanti
#cavalcast
👉 Acompanhe o podcast também pelo Spotify:
https://spoti.fi/3Kwbjua
👉 Consultório:
https://drmarcotuliourologista.com.br...
👉 Leia os nossos Conteúdos:
https://drmarcotuliourologista.com.br...
👉 Veja todos os Tratamentos:
https://drmarcotuliourologista.com.br...
Aumento da Próstata e Disfunção Sexual - parte 1 | Cavalcast - Instituto Cavalcanti
A disfunção sexual pode ser definida como qualquer problema físico ou psicológico que impeça o homem de ter uma vida sexual satisfatória. O problema pode ocorrer em qualquer idade, porém, é mais comum que ocorra com o avanço da idade.
No entanto, mais do que se preocupar apenas com o tamanho do pênis, os homens precisam entender que são diversas as situações que podem abalar a vida sexual, como uma ereção incompleta, problemas de desejo sexual, não controlar o momento da ejaculação e orgasmo, entre outras.
As causas das disfunções vão desde as físicas como as psicogênicas. Então, as principais causas físicas são:
Baixos níveis de testosterona;
Uso de medicamentos (principalmente antidepressivos, medicamentos para diminuir a próstata, antiandrogênicos);
Distúrbios dos vasos sanguíneos;
Lesões nervosas;
Uso de álcool e drogas;
Obesidade, etc.
Já as causas psicológicas mais comuns nas disfunções sexuais são:
Preocupação com desempenho sexual (ansiedade de performance);
Efeitos de traumas anteriores;
Sentimentos de culpa (ansiedade moral);
Problemas no relacionamento, etc.
Essas disfunções podem trazer muitos impactos negativos para a vida de um homem, levando à baixa autoestima, baixa autoconfiança e até mesmo deflagrar as depressões e quadros de ansiedade.
Conheça os principais tipos de disfunção sexual:
Disfunção erétil
Essa disfunção sexual masculina é a incapacidade de atingir ou manter uma ereção para uma relação sexual com penetração.
Existe disfunção erétil em jovens, de causas orgânicas ou psicológicas, porém, mais de 40% dos homens começam a enfrentar esse tipo de disfunção sexual a partir dos 40 anos.
As principais causas da disfunção erétil são doenças crônicas como hipertensão e diabetes, doenças que afetam o fluxo sanguíneo (que prejudicam a vascularização do pênis), cirurgias pélvicas (como retirada da próstata), distúrbios nervosos, estresses, ansiedade de desempenho, problemas conjugais e hábitos não saudáveis, como fumar, fazer uso de drogas, comer demais e não praticar exercícios físicos.
Disfunção erétil após uso de antidepressivos
Uma síndrome que tem afetado diversos homens é a disfunção erétil causada após o uso de antidepressivos. É um problema bastante delicado, porque a depressão e o transtorno de ansiedade já podem levar à DE.
Porém, com o uso de certos medicamentos para esses problemas psicológicos (o que inclui a síndrome do pânico), muitos médicos prescrevem antidepressivos que vão potencializar ainda mais essa disfunção sexual no homem, porque vão fazer diminuir o desejo sexual, a excitação e a força do orgasmo.
Inclusive estes medicamentos também são utilizados quando o homem se queixa de ejaculação precoce.
Não é um problema que vai afetar todos os homens que fazem uso desses medicamentos, porém, em uma minoria, esses efeitos serão potencializados. Aliás, esse é um problema que é subdiagnosticado, porque esse não é um assunto muito difundido e pouco conhecido até mesmo dentro da classe médica.
Информация по комментариям в разработке