Metrô de Belo Horizonte

Описание к видео Metrô de Belo Horizonte

INSCREVA-SE NO CANAL THE RAILWAY
E não se esqueça de deixar o like e ativar o sininho para não perder nenhuma notificação.
No vídeo, você poderá conferir uma série de registros do Metrô de Belo Horizonte. Operado pelo Grupo Comporte, o sistema é composto por apenas 1 linha, que atende a capital mineira (Belo Horizonte) e o município de Contagem no estado de Minas Gerais (Centro-Oeste Brasileiro). Trata-se da Linha 1, que interliga as regiões de Vilarinho (Belo Horizonte) e Eldorado (Contagem) por meio de uma extensão total de 28,1 Km e 19 estações. A Linha 2 do sistema metroviário de Belo Horizonte se encontra em projeto, com previsão de implantação nos próximos anos pela concessionária responsável pela operação e manutenção da linha.
O sistema foi implantado em 1986 e até o início de 2023 era operado pelo governo federal através da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Em dezembro de 2022 foi realizada a concessão deste ramal metroviário a iniciativa privada, o grupo Comporte foi o vencedor e com isso, desde março de 2023 a responsabilidade da operação e manutenção da linha (além de outras atribuições previstas em contrato como por exemplo a implantação da linha 2) é da empresa em questão. Como o processo foi recente, em minha visita ao sistema era possível ver os trens em padrões variados: alguns com a pintura da CBTU e outros com o padrão estabelecido pela concessionária.
Sobre a frota de trens, ela é composta pelos TUEs da série 900 (fabricados pelo Consórcio Construtor de Trens - CCTU - que continha a Cobrasma) e pelas composições da Série 1000, fornecidas pela CAF/Alstom. São 35 trens ao todo, sendo 25 da série 900 e 10 da série 1000.
Assista ao vídeo e você poderá conferir vários registros interessantes, desde movimentações de trens em estações a imagens internas dos trens das séries 900 e 1000.
As gravações foram realizadas no dia 14 de setembro de 2023. Na ocasião, apenas 01 trem da série 1000 estava no padrão da cbtu e nos TUEs 900 metade da frota.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке