Videoaula convidando os interessados a conhecer e conversar sobre Comunicação Não-Violenta CNV), que se revela assertiva e respeitosa e, em conexão (interligada visceralmente) com o desenvolvimento de nossas competências socioemocionais ou socioafetivas. Desse modo, a filosofia, metodologia, estratégias e ferramentas desenvolvidas pelo criador da CNV, Marshall Rosenberg, se constituem em um dos caminhos da consciência em direção a mais humanismo, aliados ao desenvolvimento da abordagem socioemocional.
Marshall Rosenberg (psicólogo americano) é autor do livro Comunicação Não-Violenta. Rosenberg, desenvolveu a CNV para resolver conflitos, baseado nos métodos de terapia de Carl Rogers (com quem trabalhou junto) e se interessou por novas formas de comunicação para criar alternativas pacíficas de diálogo, que amenizassem o clima de violência com o qual convivera.
Apresenta a essência da comunicação não-violenta, defendida por Rosenberg. Entretanto, reflete sobre a origem e significados das palavras, com a finalidade de repensá-las, quanto da compaixão piedosa que sustenta a caridade e, nesse sentido, utiliza o VALOR DA SOLIDARIEDADE no lugar da COMPAIXÃO, como mais adequado, posto que a compaixão carrega consigo uma certa hierarquia entre quem sente compaixão e aquele pelo qual sentimos, algo presente na filantropia, na caridade.... ou seja, tem uma situação de desigualdade a priori. E acrescentar o uso do valor solidariedade acompanhada do qualificador crítica, isto é, SOLIDARIEDADE-CRÍTICA. (Caponi, 2000; Selli e Garrafa, 2006).
Faz um convite para esse diálogo , isto é, para quem busca em seus relacionamentos ser pacífico (sem ser apático), vivo e verdadeiro (sem ser explosivo), natural (sem ser impulsivo). Haverá uma terceira via?
Nessa perespectiva, convida os interessados a descobrirem o caminho da comunicação aqui proposta! Aumentar sua clareza; Ampliar sua autonomia; Fortalecer sua assertividade e capacidade de expressar o que é importante para você, levando em consideração a si mesmo e ao outro e como expressar mensagens difíceis.
Essa viagem o (a) seduz?
Onde tudo deve ser construído dia a dia?
E que seus relacionamentos, muitas vezes complexos e delicados, possam ser bem-conduzidos?
Em caso de resposta positiva, certamente vale a pena você vir conosco!
Lembre-se você irá assistir a Parte 1- CNV, assista também a Parte 2 - CNV.
Profa. Dra. Liliane Tannús
Universidade Federal de Uberlândia-MG (UFU)
Docente Faculdade de Odontologia - Área Saúde Coletiva (FOUFU)
Programa de Pós Graduação Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT/UFU)
Especialista Metodologias Ativas (IEP/Hospital Sírio Libanês)
Mestre e Doutora em Saúde Coletiva (EERP/USP)
Pós-doutoranda em Processos Educacionais – PPGSC/UFSC
[email protected] / Celular: (34) 9 9977 1910
Информация по комментариям в разработке