MARX SEGUNDO MARX: Materialismo histórico, Mais-valia, Alienação, Comunismo

Описание к видео MARX SEGUNDO MARX: Materialismo histórico, Mais-valia, Alienação, Comunismo

Não precisamos amar ou odiar Marx; o que todos precisamos é conhecê-lo. Para isso vamos selecionar quatro ideias que formam a base do seu pensamento: Materialismo histórico, Mais-valia, Alienação, Comunismo.

Materialismo histórico. Para Marx, as mudanças que acontecem na história são determinadas pelas condições materiais da sociedade, incluindo aí forças produtivas como o domínio das tecnologias, mão de obra especializada etc. São essas forças produtivas que determinam as ideologias de uma sociedade. Ou seja, para Marx, é a economia que molda as instituições políticas, jurídicas, religiosas, culturais etc.

Mais-valia. Mais-valia é o valor excedente que os trabalhadores produzem e que fica com os donos do capital. Para Marx os trabalhadores são explorados porque não recebem o valor total do seu trabalho. O salário que recebem é apenas parte do valor que produzem. A parte do valor que eles não recebem é transformado em lucro para os capitalistas, que reinvestem e expandem seus negócios. A mais-valia é a principal crítica contra o sistema capitalista. Para Marx, “o capitalismo se sustenta pela exploração dos trabalhadores, pagando-lhes menos do que o valor que eles produzem”.

Alienação. A alienação, na crítica ao capitalismo, é um processo em que o trabalhador é separado do seu trabalho, separado dos outros e separado de si mesmo. No trabalho, o que ele produz pertence ao capitalista. O trabalhador não tem ligação com o produto do seu trabalho, não se sente autor do que produziu. O trabalho deixa de ser uma expressão da criatividade humana para se tornar uma atividade... alienante. Exemplo para deixar bem claro o conceito da alienação trabalho:

Comunismo. O comunismo, para Marx, seria o estágio final da sociedade humana, uma sociedade sem propriedade privada, sem classes e sem Estado.

LINK DO CANAL:
Para mais vídeos, acesse meu canal:    / @epifanias-em-la  

Palavras-chave: Vilson Leffa, aula, projeto ELA, Marx, Engels, União Soviética, propriedade privada, sociedade sem classes, sem estado.

Dados Nerd:
Gravação: Brio 4K, Blue Yeti, usando OBS; entrada: 3840X2160; saída: 3840X2160; Zoom 140.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке