Dança Macabra

Описание к видео Dança Macabra

Título: Danse Macabre
Compositor: Saint-Saëns
Orquesta:
Maestro

Sobre a Peça

Danse Macabre Op 40, é um poema sinfônico escrito em 1874 pelo compositor francês Camille Saint-Saëns. Foi lançado inicialmente em 1872 como uma canção para voz e piano, com um texto em francês pelo poeta Henri Cazalis, baseado em uma velha superstição francesa. Em 1874, o compositor amplia e reformula a peça já como poema sinfônico, substituindo a linha vocal por um violino solo.

Segundo a lenda, a "Morte" surge à meia-noite todo ano no Halloween. A morte chama os mortos de seus túmulos para dançar a sua dança da morte para ela, enquanto toca o seu violino, representado por um solo de violino com sua corda E ajustado para Eb em uma scordatura. Sua dança esqueletos para ele até o galo cantar ao amanhecer, quando eles devem retornar para suas sepulturas até o próximo ano

Breve análise da peça

A peça abre com uma harpa tocando uma única nota, D, doze vezes (as doze badaladas noturna), que é acompanhada por suaves acordes da seção de cordas, culminando em um Mi conhecido como trítono ou a "acorde do Diabo". A corda E do violino solo é afinada meio tom abaixo para criar esse efeito, o que representa a morte. Posteriormente o tema principal é ouvido em uma flauta solo e é seguido por uma escala descendente no violino solo, que é acompanhada por acordes suaves da seção de cordas, especialmente os instrumentos mais baixos da seção de cordas, seguido pela orquestra completa, que então se junta em escala descendente. O tema principal e, em seguida, a escala, é ouvida em todas as seções da orquestra, que descamba em um solo de violino e harpa tocando a escala. A peça torna-se mais enérgica e culmina com a orquestra inteira tocando dinamicamente muito forte. No final da peça, há um outro solo de violino, agora em modulação, que é acompanhado pelo resto da orquestra. A seção final representa o Breaking Dawn (canto do corvo, representado pelo oboé) e o retornar dos esqueletos para suas sepulturas.

GLOSÁRIO

Scordatura

Scordatura é um termo utilizado para designar uma afinação que se utiliza de um conjunto de alturas diferente daquelas consideradas as convencionais de um determinado instrumento de corda, com o intuito de ampliar a tessitura do instrumento, ou explorar "novas cores, timbres, sonoridades e possibilidades harmônicas alternativas (BOYDEN, 2001, pg. 190)".

OBSERVAÇÕES

- Não sei qual o simbolismo das borboletas na orquestra em questão

- Notamos o comprometimento do compositor com o tema, que em secreto possuia pensamentos suicidas, conforme rumores.

- Notamos também que, neste período, a priorização das tensões emotivas, a ascenção do rítmo e das dissônâncias já estavam presentes; elementos que mais tarde culminará no impressionismo.

- Este compositor no entanto mantinha a rigorosidade das formas, razão que o levou a ser dura e injustamente criticado por muitos compositores que, não obstantemente foram, por ele, influenciados.

Há quem associe a obra filosoficamente com a universalidade da morte e, portanto, com a celebração da vida e a igualdade dos homens perante a morte. A meu ver é um subterfúgio para justificar uma alma atormentada; um gênio atormentado.

- Ouçam a obra, mas saibam as suas razões.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке