EFEITOS BIOLÓGICOS DA ELETRICIDADE NO CORPO HUMANO (Física/Biologia - 3o ANO)

Описание к видео EFEITOS BIOLÓGICOS DA ELETRICIDADE NO CORPO HUMANO (Física/Biologia - 3o ANO)

Neste vídeo temos a participação especial da professora Carmem Silvia de Biologia.
A passagem da corrente elétrica pelo corpo humano gera efeitos que dependem da intensidade da corrente. As correntes elétricas podem gerar desde pequenos formigamentos até a morte.
Por outro lado, nosso corpo depende da corrente elétrica para funcionar.
É tudo uma questão de intensidade.
Para desenvolver esse tema, fizemos uma abordagem interdisciplinar Física/Biologia.
A professora Carmem fala sobre a constituição do corpo humano, soluções salinas, sistema nervoso central, sistema nervoso periférico, biofísica, a eletricidade na medicina, fibrilação e desfibrilação, marcapasso...
O prof. Daniel fala da parte física, medidas de tensão e corrente, escalas de grandeza, primeira lei de ohm, efeito Joule....
As instalações elétricas residenciais no Brasil fornecem diferenças de potencial (ddp) de 110 V ou 220 V, dependendo da região. Os choques gerados por essas ddps podem causar até mesmo morte se atingirem principalmente idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos.
Neste vídeo discutimos os efeitos fisiológicos da passagem de corrente elétrica pelo corpo humano.
Correntes elétricas com intensidades de 1 mA provocam a sensação de cócegas ou formigamento, mas correntes com intensidades de 10 mA fazem com que as pessoas percam o controle dos músculos. É por esse motivo que fica difícil abrir as mãos e livrar-se do contato.

Valores de corrente elétrica pequenos, por volta de 60 mA e 75 mA, são altamente mortais porque atingem diretamente o coração, fazendo com que ele altere seu ritmo, contraindo e relaxando inúmeras vezes por segundo. Essa é a chamada fibrilação cardíaca, que causa morte.

Já as correntes muito elevadas não chegam a matar imediatamente, pois a sua intensidade é tão alta que faz o coração ficar paralisado completamente. No entanto, essa paralisação só permanece enquanto a corrente elétrica estiver passando pelo corpo da pessoa. Essa paralisação passa logo que a corrente elétrica cessa, mas é importante saber que, apesar de não matar instantaneamente, essa corrente pode deixar sequelas irreversíveis em razão da interrupção da circulação sanguínea, mesmo que por alguns segundos e principalmente em função das queimaduras geradas pelo EFEITO JOULE.
Este vídeo é parte integrante da aula contida em:
https://sites.google.com/view/profess...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке