Itabira, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais

Описание к видео Itabira, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais

Itabira em Minas Gerais, sua história, referencias geográficas e sociais é o conteúdo deste vídeo com imagens de drones, fotos, mapas e suas peculiaridades.
No final da década de 1690 a região onde hoje é Itabira já teria sido explorada pelos bandeirantes que se orientavam por rios e picos e certamente o Pico do Cauê foi uma destas referências que justificam este registro histórico, mas por volta do ano de 1720 os irmãos Francisco e Salvador Faria de Albernaz, mineradores descendentes de bandeirantes paulistas teriam sido os primeiros a se instalar por encontrarem ouro nos riachos que desciam ao pé do Pico Cauê e a notícia se espalhou atraindo novos exploradores que se fixaram dando início a formação de um povoado chamado de Sant’Ana do Rosário.
A presença de nativos originários gerou muitos conflitos na época e a formação do povoado deu consistência para resistir aos ataques constantes dos nativos que acabaram por migrar para outras regiões.
A partir do ano de 1900 a exploração de ouro estava em declínio enquanto o minério de ferro começava a ganhar força, surgindo as primeiras forjas na região.
Em 1827 o povoado de Sant’Ana do Rosário se passou a distrito de Caeté com o nome de Itabira do Mato Dentro, sendo elevado a Vila em 1833.
Sua emancipação se deu em 9 de outubro de 1848 com o nome de Itabira. Seu domínio territorial atual é de 1.253,7 Km2, com altitudes que variam de 1.662m no alto da Mutuca, na serra do Espinhaço e 540m na barragem do rio Tanque da Hidrelétrica Dona Rita. Sua população atual, junho de 2023 se aproxima de 121.000 habitantes distribuídos na sede e em seus distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.
Os municípios que fazem divisa com Itabira são: Itambé do Mato Dentro, Santa Maria de Itabira, Nova Era, Bela Vista de Minas, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Nova União e Jaboticatubas.
Itabira está a 110 km quilômetros da capital Belo Horizonte e faz parte do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. O bioma predominante é de Mata Atlântica com área de transição para o Cerrado. O município é banhado pelos rios Tanque, Jirau, de Peixe e Santa Bárbara que alimentam duas bacias hidrográficas, a do rio Piracicaba e do Rio Santo Antônio, ambos pertencentes a bacia do rio Doce.
A indústria e prestação de serviços tem destaque na economia do município, mas a mineração é o setor com maior participação.
O Centro antigo de Itabira é um atrativo urbano bem interessante, mas a natureza é exuberante no Parque Natural Municipal da Água Santa (no centro da cidade), a Mata do Limoeiro, Pedra da Igreja, Serra do Bicudo, Serra dos Alves, cachoeira dos Cristais, do Campo, da Boa Vista, do Limoeiro e do meio.
O memorial Carlos Drummond de Andrade localizado na encosta do Pico do Amor, no bairro Campestre, abriga um precioso arquivo de livros de Drummond.
Este vídeo é um resumo das possibilidades oferecidas pelo município de Itabira e se você, que é da região quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.

Produção: Revista Digital Portal Naeco
http://www.naeco.com.br
Música: Livre
Autor: Humberto Furtado
Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
mail: [email protected]

Комментарии

Информация по комментариям в разработке