Qual o Melhor Travesseiro Para Quem Tem Dor no Pescoço? – Dr. André Mansano Tratamento da Dor.

Описание к видео Qual o Melhor Travesseiro Para Quem Tem Dor no Pescoço? – Dr. André Mansano Tratamento da Dor.

Neste vídeo, o Dr. André fala sobre a relação do travesseiro com as dores no pescoço. Será que existe um travesseiro mais indicado para quem sofre de dor cervical?

As dores cervicais são uma das principais causas de incapacidade física no mundo e frequentemente estão associadas a problemas de qualidade do sono e a quadros de insônia.

Vamos então explorar a literatura médica para entender melhor os possíveis benefícios do uso do travesseiro no tratamento das dores cervicais.

Vamos começar por uma pergunta básica: vale mais a pena dormir com ou sem travesseiro?

Para pacientes com dores cervicais, já temos mais de 30 estudos científicos demonstrando que aqueles que dormem com travesseiro têm menores índices e menor intensidade de dor em comparação com pacientes que dormem sem travesseiro.

Mas isso nos leva a outro questionamento: devemos então dormir com um travesseiro baixo ou com um travesseiro alto?

Para responder a essa pergunta, vamos nos atentar aos dados de dois estudos que avaliaram essa questão. O primeiro estudo avaliou o nível de contratura do músculo trapézio em pacientes que dormiam com o travesseiro baixo, com o travesseiro neutro e com o travesseiro alto.

Foi percebido que os pacientes que dormem com o travesseiro neutro permanecem com o trapézio mais relaxado, sendo que a pior situação seria o paciente dormir com o travesseiro baixo.

O segundo estudo avaliou, por meio de radiografias da coluna cervical, a manutenção da curvatura cervical normal (lordose cervical), em pacientes que não utilizavam travesseiros, em pacientes com travesseiros de 10 cm de altura e em pacientes com travesseiros altos de 20 cm.

Os pesquisadores conseguiram demonstrar que os pacientes que dormiram com travesseiros de 10 centímetros (de altura média) foram aqueles que apresentaram uma maior preservação da curvatura habitual do pescoço, da lordose cervical. Isso sugere que esses pacientes teriam uma menor sobrecarga nas articulações e também na musculatura associada.

Outra dúvida muito frequente é a respeito do material do travesseiro.

Somos "bombardeados" por propagandas de travesseiros todos os dias, dos mais diferentes materiais e com as mais diversas tecnologias. Mas será que travesseiros de um material podem ser melhores do que os outros?

Para responder a essa pergunta, vamos nos voltar a um estudo que comparou o desempenho dos travesseiros sintéticos, feitos de látex, com travesseiros feitos com penas de ganso.

Esse estudo demonstrou que os travesseiros sintéticos tendem a perder menos as suas propriedades físicas quando comparados aos de penas de ganso, mantendo a sua altura e beneficiando o alinhamento natural da coluna cervical durante o sono.

Mas e para pacientes que sofrem de dores cervicais, o uso de um travesseiro mais "adequado" seria benéfico para auxiliar na resolução do quadro de dor?

Outro estudo recrutou vários pacientes com dores cervicais e ofereceu-lhes travesseiros que os mantivessem em uma posição mais neutra possível, sem que fosse realizado nenhum outro tipo de tratamento e nem o uso de qualquer medicamento. Apenas com esses simples ajustes, as dores cervicais reduziram cerca de 30%.

Então, o que temos hoje na literatura científica a respeito de dores cervicais e travesseiros (embora ainda careçamos de estudos melhores) aponta que o uso de travesseiros médios, que favoreçam a curvatura fisiológica da coluna e que ajudem a reduzir a sobrecarga na região cervical, pode ser benéfico para pacientes que sofrem de dores cervicais.

Vale ressaltar que não é apenas o travesseiro que deve ser ajustado, pois a dor cervical tem várias causas, e seu tratamento deve ser multifatorial.

Por exemplo, a insônia e os distúrbios do sono podem ser tão ou mais importantes do que o próprio travesseiro. Portanto, é importante ter um bom padrão de sono e, claro, se um travesseiro adequado contribuir para isso, melhor ainda.

O estresse também é um grande fator causador de dores cervicais. Temos estudos que mediram a contratura muscular do trapézio durante períodos de estresse em comparação com períodos não estressantes, e eles mostraram que o estresse de fato piora as dores cervicais.

Portanto, resumindo, o ajuste do travesseiro pode ser útil, mas está longe de ser a única solução a ser empregada.

Você pode se interessar:
Cefaleia Cervicogênica, Dor de Cabeça Que Vem do Pescoço.
   • Cefaleia Cervicogênica, Dor de Cabeça...  

Artrose da Coluna Cervical - O que é e como fazemos o diagnóstico.
   • Artrose da coluna cervical  - O que é...  

Hérnia de Disco Cervical.
   • Hérnia de disco cervical  


Acompanhe pelo Instagram:
  / drandremansano  

Acesse o nosso Site:
http://www.drandremansano.com.br/

Agendamento de consultas:
WhatsApp: 11971175715
Ou pelo link:
https://agendar.amplimed.com.br/andre...

Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Dr. André Mansano - Médico Especialista no Tratamento da Dor. São Paulo – SP.
__
#travesseiro #colunacervical #dornopescoço

Комментарии

Информация по комментариям в разработке