Criado em 1934 e instalado em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), principal fonte de dados e informações estatísticas no Brasil, está completando 88 anos.
No período imperial, as atividades estatísticas cabiam à Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com a proclamação da República, em 1889, houve a necessidade de ampliar este serviço, depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.
O órgão mudou de nome várias vezes até que em 1934 passou a se chamar Instituto Nacional de Estatística - INE, que deu início às atividades em 29 de maio de 1936.
No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O IBGE tem como missão institucional “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”
Tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas a fim de suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, além do público em geral.
As suas principais funções são:
. Produção e análise de informações estatísticas;
. Coordenação e consolidação das informações estatísticas;
. Produção e análise de informações geográficas;
. Coordenação e consolidação das informações geográficas;
. Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais;
. Documentação e disseminação de informações;
. Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais;
Censo Demográfico
Um dos serviços mais importantes realizados pelo IBGE é o Censo Demográfico, que tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros.
A primeira contagem da população brasileira foi realizada em 1872, ainda durante o Império, mas foi a partir de 1890, já na República, que os censos se tornaram decenais.
O Recenseamento Geral de 1940 foi o primeiro realizado pelo IBGE, quando foram pesquisadas informações que serviram de base para o projeto nacionalista e estatizante.
O Brasil foi o primeiro país a incluir o tema fecundidade e o único da América Latina a colher informações sobre renda.
O IBGE é vinculado ao Ministério do Planejamento, com representação nas capitais das 27 unidades da federação e 581 agências nos principais municípios brasileiros. Com uma equipe permanente de cerca de 6 mil técnicos, conta também com o apoio de equipes temporárias, que variam de 4 mil pessoas a mais de 200 mil para coleta de dados.
Os dados fornecidos pelo IBGE são essenciais para a elaboração de Políticas Públicas; o planejamento econômico, as pesquisas acadêmicas e para o compartilhamento de informações com a sociedade.
Texto: Ana Ioselli e Viviane Maia
Narração: Nato Kandhall
Edição: Felipe Roza
Revisão: Nato Kandhall, Ana Ioselli e Felipe Fox
Coordenação Núcleo WebTV Crea-RJ: Nato Kandhall
Coordenação geral de Comunicação do Crea-RJ: Felipe Fox
Realização: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro - Crea-RJ
Fique por dentro do que acontece no Conselho.
Site: https://www.crea-rj.org.br
Facebook: / creariodejan .
Instagram: / crearj
LinkedIn: / crearj
Youtube: / webtvcrearj
Информация по комментариям в разработке