Abayomi (documentário etnográfico)

Описание к видео Abayomi (documentário etnográfico)

Em 2017, a Abayomi completou 30 anos de existência. Uma boneca negra confeccionada sem uso de cola ou costura e sem qualquer demarcação facial ou expressiva. A arte de Lena Martins, criadora das bonecas Abayomi, carrega em si uma multiplicidade de afetos e significados, a ausência de marcações faciais na boneca sugere a diversidade de etnias africanas e favorece o reconhecimento destas, conforme as próprias palavras da artesã, integrante do documentário. Os materiais utilizados na confecção do artesanato são reciclados e reaproveitados, como: retalhos, pedaços de pano, linhas e cordas. Inserir no fazer da boneca alguns materiais que seriam, comumente, descartados, sempre esteve nas preocupações de Lena Martins, como apontam as integrantes da Coop Abayomi, em entrevistas realizadas durante a pesquisa. O saber-fazer Abayomi e sua transmissão é compreendido por sua criadora como uma estratégia de militância através da arte e do artesanato, com o intuito de provocar uma sensibilização, principalmente nas mulheres negras. A boneca é reconhecida como um mecanismo de construção e reconstrução das memórias e valorização da autoestima e identidade da população negra.


Créditos:

Este documentário foi produzido com recursos da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro através do Edital FAPERJ Nº 02/2016 - Programa de Estímulo à Criação e Experimentação.

O projeto "30 anos da boneca Abayomi: nós de memória e arte" foi coordenado pela Prof.ª Dra. Edlaine Gomes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com subsídio da FAPERJ, integrado ao Observatório do Patrimônio Religioso, do Programa de Pós-Graduação em Memória Social, e à linha de pesquisa Estudos Urbanos (Departamento de Ciências Sociais).

Комментарии

Информация по комментариям в разработке