LIÇÃO 12 - LIÇÃO 12 JOSÉ, O PAI TERRENO DE JESUS – UM HOMEM DE CARÁTER - EBD - ADULTOS

Описание к видео LIÇÃO 12 - LIÇÃO 12 JOSÉ, O PAI TERRENO DE JESUS – UM HOMEM DE CARÁTER - EBD - ADULTOS

Será que realmente José iria abandonar, Maria?

Blog: http://fabiosegantin.blogspot.com.br/

LIÇÃO 12
JOSÉ, O PAI TERRENO DE JESUS – UM HOMEM DE CARÁTER
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
MATEUS 1.18-25
INTRODUÇÃO
Hoje iremos dar sequência em nossa saga sobre o “Caráter do Cristão – Moldado pela palavra de Deus e provado como ouro, analisando a vida de um dos maiores justos da história bíblica, José. Pai de Jesus. Estudar sua história é ter a certeza que 1º Sempre haverá justos; 2º Deus lembra das promessas; 3º Mesmo sem entender certas coisas não desejava o mal; 4º Melhor obedecer mesmo sem entender; 5º Respeitador; 6º Sacerdote do lar.
I – JOSÉ, O PAI DE JESUS.
1. QUEM ERA JOSÉ? Muito pouco se sabe da sua vida. Ele aparece somente em Mateus e Lucas 1 e 2 e Lucas 3. Depois temos declarações de terceiros a sua pessoa. Ele era da casa de Davi. Seu Pai provavelmente se chamava Jacó, conforme narra Mateus. Provavelmente era carpinteiro e residia em Nazaré. Provavelmente a cerca de 140 Km de Jerusalém.
2. PAI ADOTIVO DE JESUS. Que grande privilégio, José teve. Ser o pai do Machiach. Deus não poderia escolher qualquer homem. A bíblia não explica o motivo de forma explicita, mas Mateus, sendo judeu, nos dá de forma sutil fleches de luzes, quando informa que, Jose era justo. O termo pai em hebraico, nos traz grandes preciosidades. Como Pai, deveria construir uma ponte do humano ao sagrado. Pois a função de educar e ensinar sobre Deus e a tradição de seu povo recaia principalmente na figura paterna. Perceba, que, depois do encontro do anjo com José, Deus passaria suas diretrizes exclusivamente a José, ou seja, a figura de pai-sacerdote, aquele que guiava, guardava, protegia, educava e orientava sua casa. Sempre, ao se referir a Jesus, pessoas mencionava seu pai.
3. JOSÉ, UM SONHADOR OBEDIENTE. Mateus o menciona como justo. Mas como um homem que carregava esse título tão nobre dentro da cultura judaica, poderia pôr sua noiva-esposa, em uma situação ridícula? Esse “deixar secretamente”, na verdade, não era simplesmente abandoná-la e sumir, sem deixar paradeiro.
II – O CARÁTER EXEMPLAR DE JOSÉ
1. UM HOMEM OBEDIENTE. José vivendo numa enorme tensão, soube ouvir e praticar a voz de Deus. O verdadeiro obediente é aquele que pratica o que foi lhe pedido em meio as adversidades da vida. As vezes a obediência a Deus é fazer aquilo que contraria a lógica humana.
2. UM HOMEM TEMPERANTE. O temperante é aquele que sabe trabalhar seus sentidos. Ele tem a consciência que a vida equilibrada sobressai à exagerada. São os “temperos” posto a mais, que acabam tirando o gosto de um casamento ideal de um lar saudável, emprego muitas vezes estável.
III – A NOBRE MISSÃO DE JOSÉ
1. ASSEGURAR A ASCENDÊNCIA REAL DE JESUS. José teve a missão de dar essa condição legal ao menino Jesus de pertencer a tribo de Judá e descender da casa de Davi.
2. PROTEGER JESUS EM SEUS PRIMEIROS ANOS. Para proteger Jesus na tenra idade, Deus não poderia ter dado essa missão a alguém que não desenvolvesse uma comunhão com o Eterno. José era o sacerdote desse lar. Por isso ele criou no menino, Jesus, uma relação muito profunda com a Torah e o serviço cultual de sua época. Provavelmente, José, o educou em relação a espiritualidade e todo ano “subia a Jerusalém”. Tinha suas próprias estratégias.
3. O ZELO PELA FORMAÇÃO ESPIRITUAL DE JESUS. José, era verdadeiramente um pai. Ele tinha a ciência que cabia a ele a responsabilidade de ensinar Jesus as tradições de seu povo e criar nele um amor ao Eterno. José cumpriu as MITSVOT da educação. O grande problema que muitos pais não são símbolos de Homens de Deus para seus filhos. Simplesmente deixa a educação cristã na responsabilidade da EBD e da igreja.
CONCLUSÃO
Que possamos exercermos as qualidades de pai mode

Комментарии

Информация по комментариям в разработке