Os meios de comunicação
Séculos atrás, uma informação podia levar meses para chegar a lugares muito distantes um do outro, por exemplo, de um país na Europa até o Brasil. Atualmente, uma notícia divulgada em nosso país pode ser imediatamente conhecida por qualquer pessoa em praticamente qualquer lugar do mundo. Isso é possível devido ao desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação.
No passado, por ser um país de dimensões continentais, o Brasil enfrentava a lentidão na circulação de informações. À medida que os meios e a tecnologia de comunicação foram se desenvolvendo, essa situação melhorou muito. Pessoas, empresas e órgãos do governo de diversas partes do país passaram a interagir com maior facilidade e rapidez. Isso mostra a importância dos meios de comunicação para a integração nacional.
Os principais meios de comunicação
Para receber e enviar mensagens, há vários meios de comunicação. As cartas, os e-mails e o telefone, por exemplo, são importantes meios de comunicação pessoal.
Existem, ainda, meios de comunicação como o rádio, a televisão, a internet e os jornais, que possibilitam enviar mensagens para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Esses são os meios de comunicação de massa.
O jornal impresso existe no Brasil desde o início do século 19. Há jornais que circulam no país inteiro e outros, em apenas alguns municípios ou mesmo em bairros.
O jornal impresso foi o primeiro meio de comunicação de massa do Brasil.
Devido ao desenvolvimento de outros meios de comunicação, discute-se hoje se o jornal
impresso continuará a existir. A internet, por exemplo, consegue fornecer informações imediatamente, o que os jornais impressos não são capazes de fazer.
O rádio é outro veículo de comunicação de massa tradicional, utilizado no Brasil desde a década de 1920. Nesse período, e nas décadas seguintes, era comum as famílias se reunirem para ouvir radionovelas e noticiários. Atualmente, o rádio é bastante usado para a transmissão de notícias e de músicas.
A televisão teve início no Brasil nos anos 1950. Porém, ela só se popularizou a partir da década de 1970, porque era um eletrodoméstico caro. Hoje, ela é o principal meio de comunicação de massa do Brasil. Isso se deve à sua capacidade de transmitir programas artísticos, informativos e educativos utilizando imagens e som para praticamente todo o território brasileiro.
O telefone foi inventado em 1876 e chegou ao Brasil ainda no século 19. Naquela época, só um número muito pequeno de pessoas podia ter acesso a essa inovação. Em geral, é isso que costuma acontecer quando surge uma invenção: o produto é inicialmente caro e acessível apenas a poucos que podem pagar por ele. Atualmente, no Brasil, o telefone é acessível à maioria da população.
Os celulares começaram a ser utilizados no Brasil no início da década de 1990. Desde então, a quantidade de telefones móveis em uso no país vem crescendo. Hoje, grande parte dos aparelhos disponíveis no mercado tem múltiplas funções, além da ligação telefônica, e com eles é possível navegar pela internet, assistir a canais de televisão, ouvir estações de rádio, fotografar, produzir vídeos, etc.
A internet é uma rede que interliga aparelhos como computadores e celulares e funciona por meio de cabos, antenas ou satélites, que possibilitam enviar e receber dados. Pessoas das mais
diversas partes do mundo acessam a internet.
Pela internet, é possível trocar mensagens, interagir em redes sociais, ler notícias, fazer pesquisas, participar de jogos com pessoas de vários lugares ao mesmo tempo, comprar e vender produtos e serviços, assistir a vídeos, etc.
Информация по комментариям в разработке