A canção “Ele é Exaltado” é um clássico da música cristã no Brasil e certamente está entre uma das mais cantadas nas igrejas do país. Neste vídeo, executei o arranjo vocal completo que fiz para o refrão da música, apresentando também, isoladamente, cada uma das quatro vozes da divisão.
Logo, o vídeo contém as seguintes partes:
00:00 Execução do arranjo completo
00:48 Voz de barítono
01:36 Voz de tenor
02:23 Voz de alto
03:12 Voz de baixo
03:59 Repetição da execução completa do arranjo
Organizei a divisão de vozes aqui de maneira que possa ser reproduzido por equipes de louvor ou qualquer outro grupo que faça música na igreja. E, embora use no vídeo a nomenclatura masculina para os diferentes naipes, eles podem encontrar equivalência nos naipes mais conhecidos em vocais mistos, com homens e mulheres (soprano, contralto, tenor e baixo), já que possuem extensões parecidas. Vale destacar que, em vocais exclusivamente masculinos, também podemos dividir os naipes fazendo uso de barítono além do baixo; podemos também dividir o tenor em dois (1º tenor, de voz mais aguda, e 2º tenor, de voz mais grave); podemos ainda usar a nomenclatura de alto, para tenores com voz mais aguda, em extensão próxima do contralto. Sendo assim, a melodia neste arranjo, apontada no vídeo como sendo do barítono, pode bem ser executada por um tenor (seria alguém com extensão vocal de 2º tenor, por exemplo).
Na divisão de vozes comum a igrejas, porém, de maneira simplificada, pensando em quatro vozes, teremos apenas baixo, tenor, contralto e soprano (da mais grave para a mais aguda). Portanto, não fique com tantas neuras quanto à nomenclatura usada. E pense naturalmente na sequência escrita acima, da voz mais grave à mais aguda.
Eis abaixo a equivalência de cada naipe masculino a ser usada num vocal composto por homens e mulheres:
⁃ Voz de Baixo do vídeo = Baixo num vocal misto
⁃ Voz de Barítono do vídeo = Tenor num vocal misto
⁃ Voz de Tenor do vídeo = Contralto num vocal misto
⁃ Voz de Alto do vídeo - Soprano num vocal misto
Observação importante:
Perceba que as vozes de Baixo e Soprano possuem trechos em que estão seguindo a mesma sequência de notas, mas em oitavas diferentes. Contudo, perceba também que há momentos em que a relação de “mesma coisa em oitavas diferentes” é quebrada e cada naipe segue caminhos distintos.
Confira mais vídeos como esse e dicas sobre divisão de vozes e arranjo vocal na playlist abaixo:
• KITS VOCAIS PARA IGREJA
Siga-me também no Instagram:
@mviniciusdefreitas
Entre para o canal Adore com Música no Telegram:
https://t.me/adorecommusica
Para saber mais sobre música na igreja e ter acesso a cursos completos em nossa plataforma, inclusive o curso de divisão de vozes da Escola Adore com Música, basta acessar:
http://keepo.io/escolaadorecommusica
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
Sobre o Adore com Música
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O Adore com Música foi criado pelo músico, professor e pastor, Marcus Vinicius de Freitas. Ele atua com música na igreja praticamente desde que nasceu, trabalhando como líder musical na igreja desde 2001. De lá pra cá, ao longo desses 20 anos, seu tempo foi sempre dividido entre a música na igreja e fora dela e entre os trabalhos e estudos teológicos e musicais, tornando-se Bacharel e Mestre em Música pela UFRN, atuando também lá como professor do Curso Técnico, da Licenciatura e do Bacharelado em Música por 4 anos. Ele é também Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Potiguar e Mestre em Divindade pela EPPIBA. Atualmente, lidera o ministério Cante a Palavra e atua como professor mentor no ministério Pregue a Palavra, sendo fundador e diretor da Escola Adore com Música. Se quer aprender mais sobre música e sobre música na igreja, este é o canal!
Информация по комментариям в разработке