Aula 3 de História para ESA - Período Pré-Colonial

Описание к видео Aula 3 de História para ESA - Período Pré-Colonial

Resumo sobre a aula:
Nessa aula sobre o Período Pré-Colonial, terceira aula de Hisitória do Brasil para o concurso da ESA, concurso para quem quer se tornar Sargento de carreira do exército brasileiro, vamos abordar 3 assuntos centrais: As expedições de reconhecimento e guarda-costas; A economia do Pau-Brasil e por fim, A expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza.

Expedições de reconhecimento:
Tivemos 2 expedições de reconhecimento. A primeira ocorreu no ano de 1501 e foi comandada por Gaspar de Lemos, onde ele nomeia diversos locais do litoral brasileiro de acordo com os santos do dia (Ex. Cabo São Roque, Rio São Francisco, Baía de todos os santos....) e também confirma a existência do Pau-Brasil.
Já na segunda expedição, quem comandou foi Gonçalo Coelho em 1503, vindo com o objetivo de explorar o Pau-Brasil e buscar por novas riquezas.

Expedição Guarda-Costas:
Nos anos de 1516 e em 1526 ocorreram as expedições guarda-costas sob a liderança de Cristóvão Jacques. Essas expedições tinham como objetivo proteger o litoral brasileiro de invasões externas, tendo em vista, a forte presença de estrangeiros principalmente francês aqui nesse período.
Lembrem que a grande extensão de nosso litoral dificultou o êxito dessa missão.

Economia do Pau-Brasil:
O Pau-Brasil era uma riqueza que o Brasil tinha em abundância no século XV e por isso, foi encontrada facilmente e a primeira a ser explorada pelos europeus.
Dentro desse contexto, tem 3 palavras que aparecem com bastante frequência nas provas e que vocês precisam ficar atentos:
A primeira é o "Estanco" que no caso é o monopólio régio, monopólio da exploração do Pau-Brasil por Portugal. Ou seja, Somente Portugal tinha o direito legal de explorar essa riqueza.
A segunda é o "Escambo" que significa: trocas sem moedas. Pensem nas negociações dos indígenas com os portugueses, onde os índios trocavam as madeiras de pau-brasil por objetos simples, como espelho, tecidos e etc...
E a terceira palavra é "feitoria", que eram os armazéns de pau-brasil nos litorais. Era onde acontecia o escambo também. Os indígenas levavam as madeiras para as feitorias, a fim de obter algum objeto fazendo a troca. As madeiras ficavam armazenadas nesse local até o momento de serem levadas para Portugal.

Expedição colonizadora:
No ano de 1530, Portugal decide fazer do Brasil a sua colônia, motivado pelo receio de perder as terras brasileiras devido as intensas invasões estrangeiras que estavam ocorrendo e também pelo declíneo do comércio com o oriente.
A expedição contou com 5 navios e aproximadamente 400 pessoas, sob o comando de Martim Afonso de Souza e tinha o objetivo de se interiorizar pelo território e fazer a distribuição de sesmarias (lotes de terras).
Deram início a plantação da cana-de-açúcar; construção do primeiro engenho (engenho do governador) e fundaram a primeira vila (Vila de São Vicente).

Considerações Finais:
Espero de verdade que essa aula seja uma ajuda para quem está estudando para o concurso da ESA. Tentei ao máximo fazer com que o roteiro e a edição estivesse o mais didático possível para que o aluno realmente entenda o conteúdo e além disso tenha insights (gatilhos de lembranças) através das histórias contadas.


Pedidos:
* Se essa videoaula te ajudou, CURTE, COMENTA E COMPARTILHA esse vídeo como forma de retribuição.

* Fique de olho na playlist de História do Brasil para ESA.

* E me siga nas redes:
- Youtube: @Contribuir_Concursos
- Instagram:

/ contribuir_conc. .
- Tiktok:

/ contribuir_co. .

Комментарии

Информация по комментариям в разработке