INFILTRAÇÃO: distribuição de água no solo. Zona Saturada e Zona Não Saturada

Описание к видео INFILTRAÇÃO: distribuição de água no solo. Zona Saturada e Zona Não Saturada

Infiltração é a passagem da água da superfície para o interior do solo. É, pois, um processo que depende fundamentalmente (a) da disponibilidade de água para infiltrar, (b) da natureza do solo, (c) do estado da camada superficial do solo e (d) das quantidades de água e ar inicialmente presentes no interior do solo. Nesta seção iremos trabalhar sobre os processos de infiltração e da disponibilidade de água vertical e, posteriormente com a disponibilidade de água sob os aquíferos e suas variadas formas.

Zona não saturada: também chamada de zona de aeração ou vadosa, é a parte do solo que está parcialmente preenchida por água. Nesta zona, pequenas quantidades de água distribuem-se uniformemente, sendo que as suas moléculas se aderem às superfícies dos grãos do solo. Nesta zona ocorre o fenômeno da transpiração pelas raízes das plantas, de filtração e de autodepuração da água.

Zona saturada: é a região abaixo da zona não saturada onde os poros ou fraturas da rocha estão totalmente preenchidos por água. As águas atingem esta zona por gravidade, através dos poros ou fraturas até alcançar uma profundidade limite, onde as rochas estão tão saturadas que a água não pode penetrar mais.

Todo o processo de infiltração de água no solo também é consequência de parâmetros específicos do solo, como: porosidade, teor de umidade, índice de vazios, saturação e peso específico.

===============================================================================

SE INSCREVA NO CANAL:    / @eng_conteudo  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке