CEVADA: EXCELENTE RECURSO PARA DIABETES E OBESIDADE
A cevada é um cereal com excelentes propriedades medicinais, mas infelizmente o uso do seu grão integral é muito raro entre a nossa população. A cevada ou a cevadinha é ainda mais especial para o diabético e para o obeso, por causa das suas específicas propriedades que fazem toda a diferença para essa doença.
De acordo com o Ayurveda, uma das ciências da saúde mais antigas que existem, a cevada é um dos alimentos mais recomendados para o diabetes por causa das suas propriedades. Esse cereal tem a capacidade de reduzir o excesso de gordura no corpo e também ajuda a desobstruir os canais de circulação. O seu uso é especialmente indicado para pessoas corpulentas. Pessoas de natureza magra deveriam evitá-lo. Para o ayurveda, a cevada ajuda a curar infecções (especialmente dos sistemas respiratório e urinário), o edema e o excesso de peso.
Do ponto de vista da ciência moderna, a cevada é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que ajuda a proporcionar a melhora da glicemia, a redução do peso e dos níveis de colesterol e também ajuda a estimular a imunidade do organismo.
Estudos científicos mostram que o uso da cevada na alimentação melhora os níveis glicêmicos e também a hemoglobina glicada de diabéticos. A cevada também tem efeitos redutores no colesterol e no peso corporal.
A cevada é encontrada no mercado com o nome de cevadinha, que é o nome dado ao grão integral dessa planta. Sugiro que a cevada seja usada preferencialmente cozida: sozinha ou com outros alimentos. É possível também usar a farinha da cevada. Volto a lembrar que o uso da cevada é indicado para pessoas corpulentas e não para aquelas de natureza magra.
Antes de mudar a sua alimentação converse com o seu médico e consulte com uma nutricionista. É importante consultar com o médico porque pode ser necessário reduzir algumas das medicações que você usa.
Grande Abraço e uma Excelente Saúde,
Dr. Charles Genehr - CREMERS 26.509 - CREMESP 185.764
Nota: Esses artigos são apenas para sua informação. Nenhum conselho é dado ou pretendido por esses artigos. Você deve consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua vida que possa afetar sua saúde.
Referências:
Sharafetdinov KhKh, Gapparov MM, Plotnikova OA, Zykina VV, Shlelenko LA, Tiurina OE, Rabotkin IuV. Influence of breads with use of barley, buckwheat and oat flours and barley flakes on postprandial glycaemia in patients with type 2 diabetes mellitus. Vopr Pitan. 2009;78(4):40-6.
Rendell M, Vanderhoof J, Venn M, Shehan MA, Arndt E, Rao CS, Gill G, Newman RK, Newman CW. Effect of a barley breakfast cereal on blood glucose and insulin response in normal and diabetic patients. Plant Foods Hum Nutr. 2005 Jun;60(2):63-7.
Misar, Sadhana. Yava (Barley) in Prevention and Management of Diabetes Mellitus. Int J Ayu Pharm Chem 2018 Vol. 9 Issue 2.
Disponível em:
http://oaji.net/articles/2019/1791-15...
Prajapati, Ravi Kant; Pandey, Ajai Kumar; Rao, Mangalagowri V. Role of yava (barley) based diet and yogic practices in management of madhumeha (diabetes mellitus). EJBPS 2017, Volume 4, Issue 12 407-417.
Gupta, A; Byadgi, PS; Agarwal, NK. Dietary interventions and life style modifications on biochemical parameters in type 2 diabetes mellitus (Madhumeha) - a clinical study. Int J Complement Alt Med. 2015;1(3):45‒48.
Disponível em:
http://medcraveonline.com/IJCAM/IJCAM...
Jain, R; Raghuwanshi, P; Patil, SB. Yava (barley)- a key to the life style disorders. Ayurpharm Int J Ayur Alli Sci., Vol.2, No.5 (2013) Pages 138 - 143.
IMAGENS:
FreeImages.com/luisrock.
https://pt.freeimages.com/photo/barle...
PIXABAY.
Информация по комментариям в разработке