Deputado defende ações para estimular permanência de jovens no campo - 16/10

Описание к видео Deputado defende ações para estimular permanência de jovens no campo - 16/10

RÁDIO e TV CÂMARA

Projeto que está sendo examinado pela Comissão de Educação da Câmara prioriza o jovem produtor rural nas compras de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), autor da proposta, lembra que, atualmente, há uma dificuldade em relação à sucessão no campo, porque a falta de oportunidades, muitas vezes, faz com que os jovens prefiram se estabelecer nas cidades. Ele salienta que, quando o jovem faz uma análise sobre as perspectivas de vida, as cidades grandes e médias têm melhores escolas, serviços de internet e energia elétrica e opções de cultura e lazer, entre outras vantagens. O parlamentar lembra que, desde 2009, uma lei determina que parte da merenda escolar seja adquirida de agricultores familiares e que o projeto atual visa estimular a preferência pelos jovens produtores. Zé Silva defende que haja políticas públicas para melhorar a vida no campo e acrescenta que vários projetos neste sentido estão sendo examinados aqui na Câmara.

Confira também entrevista com o deputado Cleber Verde (MDB-MA) sobre os aposentados e pensionistas. Ele defende a retirada gradual de desconto previdenciário de aposentadorias e pensões . Acontece hoje na Câmara o 18º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas. O parlamentar, que está à frente do encontro, aponta como principal reivindicação o fim do desconto previdenciário nos benefícios. O parlamentar diz que a taxação dos inativos era para ser provisória e acabou se tornando permanente. Uma proposta de emenda à Constituição, apelidada de PEC Social, estabelece a retirada gradual do desconto previdenciário dos benefícios. Cleber Verde afirma que a providência é uma questão de Justiça e que, além disso, o aumento da renda dos inativos vai provocar o crescimento do consumo, movimentando a economia. Ele acrescenta que o impacto para os cofres públicos não será tão grande. O aumento acelerado do envelhecimento da população é citado pelo deputado, que ressalta que é na velhice que a população brasileira deve ser mais bem assistida. Ele lembra que a inflação tem provocado a redução do poder de compra de aposentados e pensionistas.

Veja ainda: a Câmara dos Deputados promove, nesta quinta e sexta-feira, uma Maratona de Linguagem Simples, que inclui debates e relatos de experiências de sucesso no uso das ferramentas por parte dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Também está sendo lançado um Manual de Linguagem Simples. A autora, a servidora da Câmara Patricia Roedel, informa que a publicação foi feita a partir de uma demanda do Conselho de Comunicação da Câmara, mas que o manual é destinado a todos que queiram saber mais sobre essa metodologia. Patricia enfatiza que a primeira providência é fazer um planejamento, levando-se em conta para quem o texto se destina. As ferramentas incluem a eliminação de informações desnecessária e dos vícios de linguagem, além da organização do texto de modo a facilitar sua compreensão. O Poder Judiciário está mais adiantado no uso da linguagem simples, apesar de ter, por natureza, textos com linguagem mais formal.



Siga-nos também nas redes sociais:
  / camaradeputados  
  / camaradeputados  
  / camaradeput.  .
  / camaradosdepu.  .
https://cd.leg.br/telegram

Conheça nossos canais de participação:
https://www2.camara.leg.br/participacao

#CâmaraDosDeputados #paineleletrônico #alimentaçãoescolar #produtorrural #jovem #aposentados #pensionistas #servidorespúblicos #linguagemsimples

Комментарии

Информация по комментариям в разработке