OBSERVATÓRIO NACIONAL:
https://www.gov.br/observatorio/pt-br
ECLIPSE:
https://www.gov.br/observatorio/pt-br...
FLYER PARA IMPRESSÃO:
https://www.gov.br/observatorio/pt-br...
LIVRETO (VEJA PÁGINA 22):
https://www.gov.br/observatorio/pt-br...
NASA:
https://science.nasa.gov/eclipses/fut...
NASA - GUIA DE SEGURANÇA
https://smd-cms.nasa.gov/wp-content/u...
NASA RECOMENDA ESTE SITE:
https://eclipse.aas.org/eye-safety
Eclipse Solar 2023 - Contagem regressiva - 2 dias
Brasil se prepara para observar Eclipse Anular do Sol em 14 de outubro
O Observatório Nacional transmitirá o eclipse anular do Sol para todo o mundo em uma ação de integração entre diversas instituições brasileiras e em parceria internacional com o Time and Date.
No dia 14 de outubro de 2023, os olhos do mundo estarão voltados para o céu para observar um deslumbrante espetáculo: o eclipse anular do sol. Este fenômeno astronômico ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda. O fenômeno será visível do Brasil, com destaque para as regiões Norte e Nordeste.
Essa faixa de anularidade passa pelos estados Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As capitais estaduais Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba) são as únicas que estão no caminho da anularidade. O eclipse será visto como parcial em todo o território nacional. Além da transmissão, os parceiros nacionais estão envolvidos com ações de divulgação locais.
A anularidade, onde o Sol forma um “anel de fogo” ao redor da Lua, será visível nos Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Em outras partes das Américas - do Alasca à Argentina - um eclipse parcial será visível.
O eclipse começará na parte da manhã do dia 14 de outubro e será primeiro observado na costa oeste dos Estados Unidos, no amanhecer, ou seja, o Sol estará ainda abaixo do horizonte. Com o passar das horas, o eclipse começa a ser visto nos outros países do continente americano, já mais alto no horizonte. O eclipse será visto por último no Brasil, durante o pôr do Sol. Assim, algumas regiões não poderão ver o eclipse até o final, pois este momento pode ocorrer quando o Sol já tiver se posto.
Como observar o eclipse em segurança
Ressalta-se que em hipótese alguma se deve olhar diretamente para o sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.
Existem duas formas de se observar o eclipse com segurança: direta ou indiretamente. A observação direta é aquela feita sem o uso de projeções, e pode ser feita com o uso de um instrumento especialmente adaptado para esse fim. Assim, o ideal é que se use filtros para a observação. Entretanto, também é importante o uso de filtros adequados e, mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (ISO 12312-2).
É ainda mais importante ressaltar que observar o sol com algum instrumento óptico como binóculo ou telescópio só é permitido sob orientação de astrônomos experientes e que saberão os filtros corretos a serem utilizados Portanto, não utilize nenhum instrumento para a observação que não tenha sido preparado por profissionais.
Já a observação indireta é aquela feita através de uma projeção, sem o auxílio de qualquer instrumento óptico.
MAIS LINKS IMPORTANTES:
Mapa de Jubier:
http://xjubier.free.fr/en/site_pages/...
Time and Date
https://www.timeanddate.com/eclipse/s...
Projetor de Sol
https://eclipse.aas.org/eye-safety/pr...
A norma ISO mencionada no artigo
https://eclipse.aas.org/eye-safety/is...
O eclipse LUNAR:
https://www.timeanddate.com/eclipse/l...
PROFUNDO ESPAÇO - astronomia e astrofotografia
/ @profundoespaco
/ profundoespaco
/ profundoespaco
/ profundoespaco
/ profundoespaco
#eclipse #sol #lua #terra #astronomia #aneldefogo #segurança #olhos #ocular #oculos #mascara #projetor #nasa
Информация по комментариям в разработке