Land Rover Defender - O 4x4 RAIZ

Описание к видео Land Rover Defender - O 4x4 RAIZ

O projeto do veículo Land Rover original foi iniciado em 1947 por Maurice Wilks, designer-chefe na Rover Company, marca inglesa de carros de luxo, o primeiro protótipo de Land Rover, depois apelidado de "Centre Steer" (volante central), foi construído sobre chassis e eixos de um Jeep.
Do projeto, nascia então o Avô Land Rover em 1948, projetado inicialmente para o uso na agricultura, oferecido inicialmente em configuração única, com motor 1.6 litro a gasolina de aproximadamente 50 cv, câmbio manual de quatro marchas e tração 4×4, em seguida receberia uma série de novidades, como entre-eixos alongado e versão picape.
A segunda geração, Land Rover Série II, surgiu em 1958, com janelas laterais com formato mais curvo e também um teto ligeiramente mais arredondado, havia versão para levar até 12 pessoas.
Em 1971, chegava o Land Rover Series III, que trazia um pouco mais de modernidade para a gama do jipe rústico da marca britânica, considerado uma das gerações mais populares da linha de jipes da Land Rover.
Em 1983 chegavam os Land Rover 90 e 110, inclusive um 3.5 V8 de 115cv, essa linha contaria também com os modelos Land Rover 127, com entre eixos ainda mais amplos.
Enquanto todas essas gerações existiam no exterior, a marca por algumas ocasiões tentou ingressar no mercado brasileiro, a primeira vez foi em 1957, chegando até a produzir algumas unidades, depois duas outras tentativas ocorreram, em 1967, como parte do processo de reestruturação da Fábrica Nacional de Motores FNM, também sem sucesso, e a segunda tentativa só aconteceria muitos anos depois: no início de 1990, em tentativa de parceria com a brasileira Engesa, proposta que também foi abandonada, pois a Engesa optou por desenvolver um projeto próprio, que resultaria no jipe EE-4.
No final de 1997, foi escolhido o local para a produção dos Land Rover no Brasil, as instalações da antiga Karmann-Ghia, em São Bernardo do Campo (SP). Foi de lá que saíram, em julho do ano seguinte, os primeiros Defender 110, e no ano seguinte, 1999, foi lançada a versão curta Defender 90.
O veículo tinha carroceria de alumínio, três ou cinco portas, e cinco ou nove lugares, motor Maxion turbodiesel intercooler, 4 cilindros em linha, 2.495 cm3, 115 cv; tração 4×4 permanente com caixa manual de cinco marchas e reduzida; diferencial central com bloqueio; direção hidráulica; suspensão com eixos rígidos e molas helicoidais nas quatro rodas; freios a disco assistidos nas quatro rodas
Ao todo, foram sete os modelos aqui montados: 90 Soft Top (capota de lona), SW (Station wagon) e CSW (County station wagon – versão mais luxuosa, com ar condicionado, vidros curvos no teto, pintura metálica, rodas de liga e melhor acabamento interno); 110 SW, CSW e HCPU (picape cabine simples); além da 130 cabine-dupla.
Sua fama foi naturalmente confirmada no Brasil, o que não garantiu, contudo, que se tornasse sucesso de mercado, dado seu preço, excessivamente elevado diante da concorrência. Num círculo vicioso, a demanda reduzida implicava em baixa produção, e esta inibia maiores esforços na elevação do conteúdo nacional e na redução do preço. Com capacidade instalada para 5.000 unidades mensais, a produção média mal chegava a mil; com isto, quatro anos após iniciada a fabricação nacional, a marca dispunha de apenas 18 revendas autorizadas no país.
Em março de 2000 a BMW se desfez do controle da Rover; as divisões de automóveis e utilitários foram desmembradas, sendo a Land Rover adquirida pela Ford norte-americana.
No Brasil, a empresa buscou melhorar as vendas, alguns itens de sofisticação e conforto foram inseridos, entre 2002 e 2005, cerca de 750 jipes, nas várias versões, foram vendidos para as Forças Armadas, alguns transformados em veículos especializados pelas empresas Techno Car e Commando.
Nada disso foi suficiente, no entanto, para reverter a queda de demanda, em outubro de 2005, com pouco mais de 6.000 veículos entregues, a Ford comunicou o encerramento das operações brasileiras da Land Rover como fabricante. Em novembro o último Defender deixou a linha de montagem de São Bernardo do Campo.
A última atualização do modelo no mundo foi em 2012, quando o 2.4 deu lugar a um 2.2 a diesel, também com os mesmos 125 cv. A mudança enquadrou o modelo nas normas Euro V antipoluição. O último Defender saiu da fábrica inglesa em janeiro de 2016.
O Land Rover Defender nunca deixou de ter seus seguidores fiéis e ainda se mantém como a melhor tradução de veículo 4×4 de uso geral do planeta, com grande participação nos mercados civis e militares e no cinema em geral.

SEJA MEMBRO:    / volantÃo  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке