Cirurgia sem sangue salva vidas de Testemunhas de Jeová

Описание к видео Cirurgia sem sangue salva vidas de Testemunhas de Jeová

Médico lençoense, Dr. Daniel Molinar é especialista em cirurgia sem sangue e atende pessoas de vários países.

Médico urologista e cirurgião geral, o Dr. Daniel Molinar se especializou em realizar a chamada cirurgia sem sangue para atender pessoas que são Testemunhas de Jeová, uma religião que, dentre suas crenças, não aceita a transfusão de sangue.

Na prática, o sangue transfundido durante a cirurgia é o do próprio paciente, já que não tem como operar sem sangue. O termo ‘cirurgia sem sangue’, é uma força de expressão.

É bom explicar que primeiro o Dr. Daniel conheceu os Testemunhas de Jeová, se tornou um fiel e percebeu a dificuldade dos seus colegas de fé cuidarem da saúde e, principalmente, de realizarem cirurgias oncológicas de médio e grande porte já que, normalmente, é preciso de transfusão de sangue.

Ele ficou sabendo que era possível operar uma pessoa usando o seu próprio sangue. Buscou informações e descobriu que até os Estados Unidos usa a técnica para salvar a vida de seus soldados nos campos de batalha.

E é esta a história que o Acontece na Região vai contar hoje. A de um médico lençoense que estudou, se especializou e hoje opera e salva vidas de pessoas de vários países e, claro, de várias religiões.

Cirurgia sem sangue utiliza 2 técnicas

O Dr. Daniel Molinar explica que as cirurgias sem sangue podem ser realizadas por meio de 2 técnicas, sempre utilizando o sangue do próprio paciente.

A técnica que ele mais usa é a hemodiluição normovolêmica aguda, em que o sangue do paciente é diluído com soro e reintroduzido no corpo.

A outra técnica é máquina recuperadora de sangue, que filtra o sangue excretado na cirurgia e separa as hemácias que são injetadas no paciente novamente.

“Este tipo de cirurgia não tem risco algum. É uma situação completamente segura para o paciente e segura para o cirurgião. De acordo com as necessidades do paciente a gente define a técnica a ser usada”, explica.

Médico opera em Lençóis e Bariri

O Dr. Daniel Molinar faz a cirurgia em Lençóis Paulista pelos convênios Unimed e Bradesco.

Junto com seu sócio, o Dr. Juan Carlos Llanos, o Dr. Daniel mantém o Instituto de Cirurgia sem Sangue do Centro-Oeste Paulista, com sede em Bariri, onde realiza cirurgias em pessoas que moram em vários países.

“O mais interessante é que não aprendi isso na faculdade. Eu aprendi com as Testemunhas de Jeová. Eles me visitaram e como eu já estava começando a operá-los, mostraram interesse em que eu continuasse fazendo isso. Eu achei que fosse algo de outro mundo, mas é extremamente moderno”, conta.

O médico diz que os Estados Unidos investiram 500 milhões de dólares em um hospital de Nova Iorque para treinar os médicos cirurgiões do exército a utilizar a máquina e a hemodiluição.

“Em um campo de guerra você não tem um banco de sangue lá, você não vai encher um caminhão de bolsas de sangue para levar para o deserto da. Arábia ou qualquer palco de guerra, então eles fazem esse treinamento aí. E foram as Testemunhas de Jeová que me ensinaram isso, tomei gosto pela coisa e hoje, praticamente, só faço cirurgias oncológicas naqueles pacientes que não aceitam o sangue”, finaliza o médico.

Conheça mais sobre a técnica no site do Instituto, no link: https://institutocirurgiasemsangue.co...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке