Custeio por Absorção e Variável: ENTENDA TUDO!

Описание к видео Custeio por Absorção e Variável: ENTENDA TUDO!

Vai fazer o Exame CRC 2021? Então, esta aula é a aula certa para você! Custeio por absorção e variável são assuntos extremamente cobrados na prova.

Conheça nossos cursos: https://escolacontabil.com
SLIDES DA AULA DE HOJE: https://t.me/contabilidadefacilitada

Qual o conceito e diferença entre custeio por absorção e variável?

Custeio Por Absorção

É o método resultante da aplicação dos Princípios de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos incorridos, sejam fixos, variáveis, diretos ou indiretos, aos produtos fabricados.
Principais características do Custeio por Absorção:
Atende aos princípios de contabilidade.
Apropria todos os custos incorridos, sejam fixos, variáveis, diretos ou indiretos, aos produtos fabricados.

Custeio Variável

Nesse método de custeio, apenas os custos variáveis são atribuídos aos produtos. Os custos fixos são tratados como despesas do período, sendo lançados diretamente na demonstração do resultado do exercício.

O Custeio Variável ou Direto pode ser usado para fins gerenciais, mas não na contabilidade oficial, pois fere o regime de Competência, especialmente na parte referente ao confronto das receitas e despesas.

Determinada empresa fabrica seus produtos e incorre em custos variáveis e custos fixos. Digamos que parte da produção vá para estoque, para ser vendida posteriormente.

Para obedecer ao confronto das receitas e despesas correlatas, os custos referentes às unidades estocadas deveriam ficar também no estoque, até que ocorra a venda. Mas, pelo custeio variável, apenas o custo variável fica apropriado ao produto. O custo fixo do período é descarregado no resultado, mesmo que os produtos a que se refere não tenham sido vendidos.

Esse método é também chamado de Custeio Direto. Mas isso não significa que apenas os custos diretos sejam apropriados aos produtos.

Chamado de custeio variável ou custeio direto, o método é o mesmo: o custo variável é apropriado aos produtos e o custo fixo vai para o resultado do exercício.

O custeio variável não atende ao princípio da competência; assim, só pode ser utilizado para a contabilidade gerencial, e não para a contabilidade financeira.

#custeioporabsorcaoevariavel #custeiovariavel #custeioporabsorcao

Комментарии

Информация по комментариям в разработке