📖 O idiota 1869 Audiolivro Completo Dostoiévski

Описание к видео 📖 O idiota 1869 Audiolivro Completo Dostoiévski

O Idiota é um romance de Fiódor Dostoiévski, inicialmente publicado em folhetim, e não em livro, pela revista O mensageiro russo, tendo sua primeira parte sido publicada em março de 1868 e seus últimos capítulos em fevereiro de 1869.

Obs.: Tem alguns erros na gravação, aos poucos vamos arrumando.

Na época de elaboração do romance, Dostoiévski estava em situação física e emocional muito precária: eram constantes suas crises de epilepsia, suas dívidas estavam altas e ele perdia o pouco que tinha no jogo, além disso, estava sob forte pressão dos editores e, não bastasse isso, nasceu e morreu prematuramente sua filha Sônia.

O personagem principal de O Idiota é o Príncipe Liév Nikoláievitch Míchkin (ou apenas Príncipe Míchkin), uma ilustração moderna do ideal ético cristão. As maiores influências para a criação do Príncipe Míchkin foram os também cristãos idealizados, porém, desta vez retratados como cômicos, Dom Quixote de Cervantes, Pickwick de Dickens e Pangloss de Voltaire. Como ideal cristão, também era como Dostoiévski se contrapunha ao niilismo ocidental europeu.

O Idiota é entendido como "o romance mais autobiográfico de Dostoiévski", muito pelo fato do autor e do personagem principal serem epilépticos, mas também por ambos terem dificuldades sociais.

O livro foi muito bem recebido pelos críticos da época. O Idiota é considerado pelo crítico estadunidense Harold Bloom uma obra do Cânone Ocidental, juntamente com Crime e Castigo e Memórias do Subsolo.

“E se eu não morrer? Se eu for devolvido à vida? Ah! Que eternidade!”

Míchkin tem 26 anos quando retorna a Petesburgo, após permanecer vários anos em um sanatório na Suíça para tratar da sua epilepsia. Ele é quase uma mescla de Cristo e Dom quixote, dono compaixão sem limites que vai se chocar com o desregramento mundano de Rogójin e a beleza de Nastácia Filíppovna. O impacto da sua sinceridade irá revelar ao leitor de forma trágica como em um mundo obcecado por dinheiro, poder e conquistas, o sanatório acaba sendo uma possibilidade.

Ele tem grande generosidade, e, consequentemente, ingenuidade. Mesmo sendo acarinhado e bem tratado por todos, ainda é visto como um coitadinho e não consegue se livrar da chacota. Nem suspeitam que, por ser considerado um pateta, ele termine por se tornar u esperto. Órfão de pais e sendo o último da linhagem, a história começa quando ele retorna à Rússia para recolher uma herança deixada por um velho amigo e familiar de seu pai.

Parfion Rogójin
Uma personagem bastante sombria e endinheirada devido ao capital que o seu pai, Semion Parfiónovitch Rogójin, lhe deixou ao falecer.

Nastássia Filíppovna
Se na sua mocidade era já uma mulher culta, de boas maneiras e com uma notável presença de espírito, mais tarde iria mudar radicalmente o seu comportamento.

Ao lado do cristianismo, um dos principais temas abordados por Dostoiévski em O Idiota é o niilismo. Neste contexto é afirmado que o povo Russo poderia superá-lo ao agarrar-se ao cristianismo, pois segundo o Príncipe Míchkin, a essência do sentimento religioso não está de forma alguma na razão, portanto, não necessita e não passa pela racionalidade ocidental. É neste contexto que Dostoiévski compara o Príncipe Míchkin com Dom Quixote.

Foi a obra mais difícil de escrever para o autor, com oito diferentes planos e muitas variações de cada um deles. Inclusive o tema principal do romance tal como foi finalizado, a descrição do homem belo, só aparece para o escritor no sétimo plano.

Referências sobre saúde mental infantojuvenil. Este canal não é monetizado. Qualquer utilização não desejada de conteúdo, escreva.

ALERTA: Alguns conteúdos causam gatilhos, ou seja, entram em temas de forma pouco educativa e não recomendo a pessoas em crise. Nas playlists Infantojuvenil e Antimanicomial temos vídeos recomendados para solucionar questões e não romantizar crises.

This channel is not monetized. Any unwanted use, write to the contact. The material posted has didactic purposes. Copyright Disclaimer Under Section 107 of the Copyright Act 1976, allowance is made for "fair use" .

Комментарии

Информация по комментариям в разработке