ÉMILE DURKHEIM | Resumo de Sociologia para o Enem

Описание к видео ÉMILE DURKHEIM | Resumo de Sociologia para o Enem

📚 E-book gratuito com resumos do que mais cai em Ciências Humanas, Linguagens e Redação: http://bit.ly/2XkPac8

Émile Durkheim orientou sua sociologia pela preocupação de promover a coesão social e a solidariedade, através do estudo da sociedade moderna. Suas preocupações sociais o levaram a fundar uma ciência social prática e útil, levando em consideração a interiorização dos valores comuns. Seu ponto de vista é de que um indivíduo só existe em função de outro, pelo calor do grupo, pela participação na comunidade. Vem que a professora Anna explica! ;)

Aula escrita deste conteúdo: https://goo.gl/8mb1WB

Simulado deste conteúdo: https://goo.gl/RaeXw5

Descrição do vídeo:

00:00 a 00:13 - Apresentação da professora e vinheta de abertura.

00:14 a 2:43 - A professora explica os conceitos básicos da teoria de Émile Durkheim, sociólogo francês que tem o objetivo de transformar a sociologia em uma ciência. Para isso, ele "dita" algumas regras que possibilitam a observação dos fenômenos sociais. Com isso, entram os fatos sociais, "fatos" que podem ser analisados por pesquisadores e sociólogos. Mas o que é um fato social? Para ser um fato social, precisa cumprir três quesitos básicos: precisa ser coletivo, exterior ao indivíduo e coercitivo (que se impõe sobre o indivíduo). Para Durkheim, é a sociedade que dita as regras das relações sociais.

2:44 a 7:00 - Para Durkheim, o individuo só existe por conta do coletivo, da sociedade. Então ele observa questões que levam ao bom funcionamento da sociedade. O sociólogo escreveu um livro analisando um fato social: a divisão social do trabalho. Ele analisa as revoluções que se dão pela Revolução Industrial, como a divisão de diferentes trabalhos. Seria através disso, para Durkheim, que existiria a solidariedade, pois cada uma dessas "engrenagens" seria uma parte para formar o todo que manteria o "tecido social" amarrado. Vale lembrar que para Durkheim as instituições são os pontos-chave para pensar onde se promove a solidariedade, moldando a maneira como os indivíduos devem agir, pensar e estabelecer as relações sociais.

7:01 a 9:57 - Com a fraqueza de uma instituição social ou quando há alguma falha em um dos elementos da sociedade, Durkheim vai dizer que o organismo entra em colapso, que ele apresenta uma falha, chamada pelo sociólogo de "anomia". Essa anomia é explicada por Durkheim em seu livro chamado O Suicídio, onde ele analisa que suicídios não são movimentos solitários, mas que tem conexão com a falta de relação com o mundo social, com a perda do elo da solidariedade. Este seria o estado de anomia social. Para reverter este cenário, seria importante fortalecer as instituições sociais (como trabalho, escola, igreja).

GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos

REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito

Música da vinheta: "Summer" - Royalty Free Music from Bensound

O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке