MORTE SÚBITA: definição, prevenção, rastreio!

Описание к видео MORTE SÚBITA: definição, prevenção, rastreio!

Dr Marcelo De Lima Oliveira doutor pelo departamento de neurologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP

Dr Marcos Valério Resende, Médico Cardiologista Doutor pelo INCOR, presidente regional da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

Neste episódio Dr Marcos Valério fala a respeito da morte súbita, definição, prevenção primária como rastreamento dos principais fatores de risco e prevenção secundária (manobras de ressuscitação).

Morte súbita é definida pela OMS que é a morte que ocorre até uma hora após os sintomas ou até morte que ocorre em 24 sem testemunho; pela American Heart Sociation que é a perda súbita da consciência com a parada cardíaca e sea nada for feito de 4 a 6 minutos o indivíduo entra numa condição irreversível de morte. Isso pode acontecer em pessoas comuns fora do hospital e não há muito tempo para instituir tratamento a fim de reverter essa situação.

A incidencia é aproximadamente de 300 mil mortes por ano fora do ambiente hospitalar. No grupo dos atletas é menor do que na população mundial em decorrência dos hábitos de vida porque o esporte é protetor do coração, porém atletas de alta performance e que usam drogas ilícitas para melhorar a performance a mortalidade é maior. A morte súbita é mais frequente no sexo masculino, a maioria das pessoas entre 60 e 65 anos com doenças adquiridas como doença coronariana. Em atletas houve um pouco de aumento da morte súbita nos atletas de alta performance por conta do aumento das modalidades esportivas com menos rastreio. A hipertrofia patológica do coração é uma das causas mais frequentes de morte súbita em atletas. Para os atletas praticantes de exercícios físicos regulares a incidência de morte súbita é mais baixa, porém aquele que pratica exercícios casuais o exercício pode ser um gatilho para morte súbita. Em jovens, a testosterona e seus derivados podem estar associados à morte súbita por alterações nas fibras cardíacas, aumento do colesterol LDL, etc... Outra substancia é a cocaína por aumento do consumo do miocárdio associada à vasoconstrição dos vasos. Por fim, consumo de energéticos com cafeína associados ao álcool que estão associados à arritmias cardíacas e morte súbita.

O mecanismo da morte súbita pode ser por conta de um "curto circuito" nas fibras cardíacas com aceleração patológica do coração (taquicardia que evoluiu para fibrilação ventricular onde o coração não consegue mandar fluxo para o corpo). Também pode haver a assistolia onde o coração não tem atividade elétrica nenhuma ou pode haver um ritmo que chama-se atividade elétrica sem pulso: nessas duas condições a chance de reverter a parada cardíaca é menor.

Uma pessoa com sintoma de infarto, que geralmente é típico: dor no meio do peito opressiva, pode ser em queimação que aumenta com o tempo, irradia para o braço ou para mandíbula, dor no estômago, palidez, mal estar, etc... associados a fatores de risco tem que ir urgente para o hospital: 5 a 10% dos infartos causam morte súbita fora do Hospital: a cada minuto de demora para o socorro aumenta de 8 a 10% a chance de morte. Única maneira de tratar a morte súbita é estar perto de um médico, hospital e de um desfibrilador. Qual a principal característica da parada cardíaca: perda da consciência sem pulso.

A prevenção primária para rastreio: 1) história familiar de morte súbita (muito importante), 2) diabetes 3) hipertensão 4) sedentarismo, 5) obesidade. Exame físico também é importante. Exames complementares: para avaliar arritmia cardíaca, performance física (teste ergométrico), Ecocardiografia identidade, eletrocardiografia: com a estratificação pode fazer angiotomografia e/ou cinecoronariografia.

Frente a uma suspeita de parada cardíaca: 1) ver se o paciente tem consciência, 2) chamar ajuda, 3) verificar pulso (ausência de pulso) 4) 100 compressões torácicas / minuto (ventilação é secundária na parada cardíaca) no ritmo adequado.

#mortesubita #infarto #paradacardíaca

Комментарии

Информация по комментариям в разработке