⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_content=yt1...
------
📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content=
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Como DIMENSIONAR DISJUNTOR para CHUVEIRO e TOMADAS?
Bora aprender isso aplicando logo na prática?
Digamos que você foi chamado para fazer um circuito novo para um chuveiro elétrico de 7.500W. Para saber o disjuntor, precisamos saber a corrente desse circuito!
Para descobrir a corrente, usamos a seguinte fórmula: I = P/V, na qual: I corrente, P potência e V Tensão. Sabemos que o chuveiro tem 7500W e será ligado em 220V. Dessa forma 7500W/220V = 34A.
Então tá resolvido, o disjuntor tem que ser de 34A, mas aí lascou, não vende disjuntor de 34A. Aí precisamos procurar o disjuntor de corrente superior mais próxima, no caso se for norma DIN será o 40A, e um detalhe a curva de disparo dele tem que ser curva B, para cargas resistivas, já ensinei sobre isso aqui no canal.
Aí vem outra dúvida, tá mas e o cabo, qual usar? Para isso precisamos consultar a Tabela 36 da NBR-5410, essa tabela pessoal eu ensinei todos os detalhes de como consultar no vídeo de dimensionamento de cabos, mas aí vamos na coluna do método de referência B1 e na linha debaixo vamos escolher 2 condutores carregados, que no caso estamos calculando que os cabos do chuveiro estarão em um eletroduto exclusivo para só eles. Agora é só descer nessa coluna e identificar a corrente igual ou superior aos 40A, achamos aqui 41A, pronto é só ir pro lado e descobrimos que o cabo será 6mm².
Resumindo, esse chuveiro de 7500W em 220V precisa de cabo 6mm e disjuntor de 40A. Vale lembrar pessoal que não apliquei aqui o critério da queda de tensão, pois estou considerando que esse chuveiro está próximo ao quadro que irá alimentar.
Outro exemplo que posso dar aqui bem rápido é no caso de um circuito de tomadas de uso geral, as TUG´S! Você soma os equipamentos que irão funcionar naquele circuito de tomadas e eles dão 1200W.
Para descobrir a corrente, voltamos na fórmula: I = P/V. Sabemos que os equipamentos somam 1200W e serão ligados em 127V. Dessa forma 1200W/127V = 9,45A.
Aí vem o pulo do gato, para esse tipo de circuito pessoal é uma boa prática aplicar uma tolerância de 20%, isso porque o usuário final pode conectar equipamentos mais potentes por um certo tempo, e se o cabo suporta, é bom que o disjuntor não atue.
Aplicando 9,45A + 20% = 11,34A, logo o disjuntor mais próximo é o 16A.
Como a norma obriga no mínimo cabos de 2,5mm² para tomadas de uso geral, o disjuntor de 16A irá proteger o cabo sim, afinal de acordo com a tabela 36, um condutor de 2,5mm² suporta em média até 21A.
Mas aí vem a minha recomendação. Como a função principal do disjuntor é proteger o cabo, e por osmose protege a carga, para circuitos TUG conforme a situação que mostrei, usando cabos de 2,5mm², eu aumento mais um pouco, respeitando os limites do cabo claro, e uso disjuntor de 20A. Mas isso é só para circuitos TUG, do qual teremos agrupamento de equipamentos, circuitos específicos eu não aumento não, prefiro um dimensionamento mais fino, como no caso do chuveiro!
Apoio:
Crimper - https://goo.gl/xyfVmo
Nambei - https://goo.gl/tNZ9DM
Schneider - https://goo.gl/u1sjt6
Hikvision - https://goo.gl/H36jbM
--------
Информация по комментариям в разработке