Telecurso 2000 - Ensaios de Materiais - 03 Ensaio de tração e propriedades mecânicas

Описание к видео Telecurso 2000 - Ensaios de Materiais - 03 Ensaio de tração e propriedades mecânicas

Apostila Telecurso 2000 - Ensaio de Materiais:
http://bmalbert.yolasite.com/resource...

Nos tempos em que moleque que era moleque brincava com estilingue, qualquer um sabia, na prática, como escolher o material para fazer a atiradeira. Mas se você não for daquela época, arranje um elástico, desses comuns, e siga os procedimentos sugeridos a seguir. Segure o elástico com as duas mãos, uma em cada ponta, como mostra
a ilustração. Depois, mantendo um dos lados fixos, vá aplicando, vagarosamente, uma
força de tração do lado oposto. Pare de aplicar a força por um instante. Observe como o elástico tende a retornar à sua forma original quando a força é aliviada. Volte a tracionar um dos lados. Veja que, ao mesmo tempo em que o elástico vai se alongando, sua seção se estreita. Agora não tem mais jeito! Mesmo que você pare de tracionar, o elástico não volta mais à forma original. Continue tracionando mais um pouco. Epa! O elástico se rompeu. Você está com dois pedaços, um em cada mão. Juntando os dois pedaços você notará que eles estão maiores que o pedaço original.
Isso que você acabou de fazer pode ser considerado uma forma rudimentar de ensaio de tração. Quando o ensaio de tração é realizado num laboratório, com equipamento adequado, ele permite registrar informações importantes para o cálculo de resistência dos materiais a esforços de tração e, conseqüentemente, para projetos e cálculos de estruturas. Algumas informações são registradas durante a realização do ensaio e outras são obtidas pela análise das características do corpo de prova após o ensaio.
Os dados relativos às forças aplicadas e deformações sofridas pelo corpo de prova até a ruptura permitem traçar o gráfico conhecido como diagrama tensão-deformação.
Nesta aula você aprenderá a interpretar o diagrama tensão-deformação e ficará sabendo quais as propriedades determinadas no ensaio de tração: limite elástico ou de proporcionalidade, limite de escoamento, limite de resistência, limite de ruptura e estricção.
Esqueça o estilingue. Jogue fora seu elástico, se é que já não o fez, e estique o olho nesta aula. Você vai ficar sabendo muita coisa interessante!

Acesse meu site bmalbert.yolasite.com e aprenda sobre gestão da Produção Industrial e sobre o mundo corporativo em geral, o site conta com diversas vídeos aulas, apostilas, vídeos interessantes, humor e as mais variadas formas para que você possa aprender e ampliar seus conhecimentos, tudo gratuitamente, confira.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке