Encontro 23 - Produção e Imprensa Dança SP
Data: 15/08/2020
Tema: Modos de vida relacionados aos fazer da dança no exterior em tempos pandêmicos
Convidadas: Denise Namura, Martha Kiss Perrone, Talma Salem e Thelma Bonavita
Mediação: Vitor Daneu
DENISE NAMURA
Brasileira, Michael Bugdahn é alemão; eles vivem em Paris desde 1979, onde fundaram a cie. « à fleur de peau » em 1989.
Os dois coreógrafos desenvolveram uma linguagem que lhes é específica. O resultado deste trabalho original são peças coreográficas híbridas, com o gesto carregado de sentido, uma escritura poética e um humor tragicômico, e com um grande enfoque na troca e na cumplicidade com o público, indo além de quaisquer etiquetas. Os dois coreógrafos consideram o ensino e a transmissão como aspectos essenciais de sua pesquisa.
Até hoje criaram mais de quarenta e cinco coreografias, para « à fleur de peau » e também para outras companhias, no Brasil (Balé da Cidade de São Paulo, Cia. Cisne Negro, Cia. de Danças de Diadema, Grupo de Dança 1° Ato, Cia. Repentistas do corpo) e na Europa (Bernballett, Suíça – Cia. Cirka Teater, Noruega – Cia. Border Crossings, Inglaterra/China – Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Portugal – Passerelle VZW, Bélgica). Vários prêmios foram atribuídos à suas obras.
Durante seu percurso a companhia conta com importantes parcerias: Cie. Maguy Marin/CCN de Rillieux-la-Pape, a Maison de la Danse de Lyon / Guy Darmet, o Centre National de la Danse, Pantin (accueil studio) e o SESC São Paulo.
MARTHA KISS PERRONE
Diretora e atriz. Formada em Artes Visuais e Teatro, sua pesquisa está no cruzamento entre teatro, performance, dança e cinema.
Dirigiu o espetáculo Rózà, Revolta Lilith e Quando Quebra Queima ( coletivA ocupação ). Trabalhou nos filmes Elena ( premiada melhor direção de arte no Festival de Brasilília ) Olmo e a Gaivota de Petra Costa e Êxtase de Moara Passoni. Na França acompanhou a criação do grupo Théâtre du Soleil do espetáculo Les Naufragés du Fol Espoir. Em Berlim Integrou o projeto Brasil - Alemanha, Haut aus Gold, no Marxim Gorki Theater, sob direção de Tilman Kolher com o Tablado de Arruar
É integrante da coletivA ocupação, grupo formado por estudantes e performers que se conheceram durante o movimento secundarista em São Paulo. Dirigiu a performance "Só me convidem para uma revolução onde eu possa dançar " com estudantes de luta para a MIT São Paulo e Pacha Harvey Mama Zulu em colaboração com Morena Nascimento. Atualmente está colaborando no novo projeto "Antigona na Amazonia" do diretor suiço Milo Rau com o MST e o novo solo de dança teatro de Felipe Oladelé.
TALMA SALEM
É artista, pesquisadora, produtora, gestora cultural e mãe do Joaquim. Graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP, Brasil), Master em Práticas Cênicas e Cultura Visual (UCLM / Museo Reina Sofía, Espanha), atualmente é doutoranda no departamento de Artes da UNC (Argentina) e bolsista da Secretaria de Ciência e Tecnologia desta mesma universidade (SeCyT-UNC). Artista residente do Centro de Investigação e Produção em Artes da UNC desde 2018, colabora com diversos artistas e coletivos em diferentes localidades atuando como performer, coreógrafa, acompanhamento.
THELMA BONAVITA
56 anos, é uma artista da dança que atua na beira do abismo e toma a vulnerabilidade dessa condição como matéria intrínseca do seu fazer artístico. Estudou dança clássica no ballet Stagium, método Laban na USP e nova dança na SNDO (School for New Dance Development) em Amsterdã. Foi uma das fundadoras do estúdio Nova Dança, da Plataforma Desaba e articuladora do Como clube. Seu trabalho se dá no trânsito entre dança, coreografia, artes visuais e moda. Seus mais recentes projetos são: Fleshion, que aborda políticas e poéticas das aparências e Transcoreografia, um sistema descentralizado que especula noções de dança e coreografia e suas escritas, através de ignições online e offline.
Agradecimento: à Denise Namura, Martha Kiss Perrone, Talma Salem e Thelma Bonavita pela generosidade e trocas, e Gabi Gonçalves por acolher esta edição do encontro na sala ZOOM da Corpo Rastreado.
Grupo Produção e Imprensa Dança SP
Idealização e organização: Vitor Daneu
Contato: [email protected]
Информация по комментариям в разработке