BR 230 "TRANSAMAZÔNICA", DE PATOS À SOUSA, NA PARAÍBA/ CONHEÇA VÁRIAS CIDADES IMPORTANTES DO SERTÃO

Описание к видео BR 230 "TRANSAMAZÔNICA", DE PATOS À SOUSA, NA PARAÍBA/ CONHEÇA VÁRIAS CIDADES IMPORTANTES DO SERTÃO

Fazemos os vídeos com muito carinho e se quiser contribuir com nosso projeto ficaremos muito felizes e gratos.

Você pode nos ajudar compartilhando o vídeo, deixando um like ou deslike, comentando ou fazendo uma contribuição através do PIX.

⏩Chave do PIX: 91992835302(telefone)



Estamos na expedição Transamazônica ou BR-230 e no vídeo de hoje saímos Santa Luzia, no Estado da Paraíba, onde conhecemos o museu "Jeová Batista de Azevedo" e um pouquinho do centro da cidade e seguimos em direção a Sousa, também na Paraíba. Passamos por muitas cidades importantes do Sertão Paraibano dentre elas Patos.


Patos, Paraíba


Patos é o quarto município mais populoso do estado, com uma população de 108 192 habitantes, conforme estimativa de 2020. É uma importante cidade de sua região, sendo classificada como centro sub-regional.
A cidade de Patos é considerada uma das mais importantes cidades do sertão do Nordeste por se apresentar como um polo comercial que abrange mais de setenta municípios do sertão nordestino.


Tem seu ponto forte o comércio, o qual deixa sua população flutuante em torno de 130 mil pessoas. Em épocas festivas como o São João, o fluxo de turistas eleva a população para 200 mil pessoas aproximadamente. É também considerada a cidade de melhor distribuição de renda e estrutura urbana, com baixíssimos índices de violência urbana.


Cidade rica em minério e centro de comercialização da agricultura regional, Patos destaca-se como um dos municípios de mais rápido desenvolvimento industrial do sertão paraibano. Patos é um município do estado da Paraíba, localizado à margem esquerda do Rio Espinharas. Tem uma altitude de 242m e clima semiarido e quente. A economia baseia-se na cultura do algodão e do feijão. As principais indústrias são as de calçado, extração de óleos vegetais e beneficiamento de algodão e cereais. Tem grande riqueza mineral, com jazidas de mármore cor-de-rosa e ocorrências de ouro, ferro, calcários e cristal de rocha.


Localiza-se no Vale do Rio Espinharas, circundado pelo Planalto da Borborema a leste e sul, e pelo Pediplano sertanejo a oeste. Originou-se do povoado dos Patos, desmembrado da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal em 6 de outubro de 1788.


Distante 307 km de João Pessoa, a cidade é centro da sua região geográfica intermediária e imediata. Destaca-se como polo educacional, comercial, bancário, religioso e de saúde, tanto no Sertão paraibano, quanto em áreas de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
 É o terceiro município mais importante no estado considerando os aspectos econômico, político e social (atrás de João Pessoa e Campina Grande).



Sousa, Paraíba



Sousa fica distante 432 quilômetros a oeste de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. Pertence à Região Geográfica Intermediária de Sousa-Cajazeiras e à Região Geográfica Imediata de Sousa. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 69 723 habitantes, sendo o sexto mais populoso do estado. Ocupa uma área de 728 km².


É o principal polo do Noroeste estadual, tal como o principal polo de lacticínios industrializados do oeste do estado e principal sítio zooarqueológico.


Situada às margens do rio do Peixe, Sousa foi primeiramente batizada "Jardim do Rio do Peixe". Fundada pelo padre Bento Freire de Sousa e pelo capitão-mor José Gomes de Sá, ambos originários de Sousa, Portugal, batizaram-na segundo o que preconizava a Carta Régia de 22 de junho de 1766, que os administradores de vilas denominassem as novas localidades com nomes de lugarejos e cidades de Portugal, o que deixa clara a origem do atual nome.


No Ramo industrial Sousa se destaca como uma das cidades mais industrializadas da Paraíba, com pouco mais de 164 indústrias.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке