A guerra é necessária? | Isto Não é Filosofia (INÉF) | Prof. Vitor Lima

Описание к видео A guerra é necessária? | Isto Não é Filosofia (INÉF) | Prof. Vitor Lima

Que a guerra é um fato, o senso comum já sabe. A pergunta pela necessidade da guerra impõe uma reflexão (e uma diferenciação) entre a tendência conflituosa da humanidade e a instituição da guerra propriamente dita. Para essa reflexão, chamemos Kant, em seu ensaio "A ideia de uma história universal em perspectiva cosmopolita" (1784), principalmente na Tese Quatro.

Na quarta tese, Kant explora a ideia de que a "sociabilidade antissocial" dos homens, ou seja, a tendência de entrar em conflito enquanto busca comunidade, é um motor para o progresso da humanidade. Ele argumenta que, embora os humanos tenham uma inclinação para viver em sociedade, eles também têm uma forte disposição para o individualismo e para entrar em conflito uns com os outros. No entanto, é essa mesma tensão entre conflito e cooperação que impulsiona o desenvolvimento humano, tanto cultural quanto intelectualmente.

Eis o raciocínio:

Sociabilidade antissocial

A natureza humana é caracterizada por uma dualidade entre a necessidade de associação e a inclinação para o conflito. Essa dualidade é fundamental para o progresso humano, conforme Kant sugere.

Conflitos como motor de progresso

Conflitos, embora potencialmente destrutivos, também podem ser vistos como catalisadores para o progresso. A competição e o desejo de superação levam ao desenvolvimento de leis que regulem essa tendência e instaurem não a guerra, mas a paz.

Resolução de conflitos

A tendência humana para o conflito não implica necessariamente guerra. Os conflitos podem ser resolvidos via instituições que promovam a paz. Observando a História humana de uma perspectiva abrangente, a tendência é essa, não a guerra.

A Guerra não é inevitável

Embora os conflitos sejam uma parte inerente da natureza humana, eles não desembocam necessariamente na guerra. As sociedades podem desenvolver mecanismos e instituições que canalizem as tendências conflitivas para formas de resolução de conflitos, não de sua extremização.

_________________________________
🎯 FORMAÇÕES

🦉 Núcleo de Formação Filosófica: https://www.istonaoefilosofia.com.br/...
🦉 Mentoria individual: https://www.istonaoefilosofia.com/men...
_________________________________

📜 Newsletter gratuita: https://www.istonaoefilosofia.com.br/...

_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF

🦉 Instagram:   / istonaoefilosofia  
🦉 Telegram: https://t.me/istonaoefilosofia
🦉 Contato: [email protected]
________________________________

Комментарии

Информация по комментариям в разработке