Congo de ouro e outros congos

Описание к видео Congo de ouro e outros congos

A proposta de formação artístico-cultural, em formato oficina, “Congo de Ouro e Outros Congos” estabelece paralelos entre musicalidades distintas, através da identificação de instrumentos, padrões musicais e da apreciação de performances artísticas. São trabalhados recursos como: compreensão prático-teórica do toque congo de ouro, e da adaptação do tambor para outros contextos, escuta e apreciação comentada de diferentes manifestações associadas a comunidades resultantes da diáspora banta, de modo a identificar e melhor conhecer os processos de confluência e de divergência que caracterizaram as expressões culturais referidas.

A primeira parte da atividade formativa desenvolve um trabalho teórico-prático voltado para ritmos e gêneros musicais de matrizes africanas, a partir do CONGO DE OURO, ritmo tradicional característico da musicalidade sagrada afro-brasileira que está presente no candomblé angola e na umbanda. O trabalho com o tambor (atabaque, conga, tumbadora...) é ponto de partida, uma vez que propicia a compreensão desses fenômenos.
Mais adiante são abordados elementos do contexto histórico das musicalidades negras atlânticas, refletindo sobre a diáspora das culturas musicais de origem banta, a partir de paralelos entre musicalidades presentes no Brasil, em Cuba, Angola, República Democrática do Congo e em São Tomé. O intuito é despertar reflexões sobre processos de transformação, (re)criação e incorporação destas manifestações que são bases para as musicalidades negras contemporâneas do Ocidente, entendendo que tais práticas contribuíram para a construção de referências fundamentais sobre nossa subjetividade e pertencimentos, privilegiando uma pluralidade de saberes e expressões, com foco na valorização da identidade negra.
Do ponto de vista metodológico é trabalhado o solfejo rítmico, método de ensino amparado na tradição oral, assim como a notação musical tradicional (partitura) está presente, ilustrando a execução e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Também é exemplificada a expansão da linguagem a partir dos ritmos abordados.
Conteúdo geral:
-Congo nos tambores. O ritmo Congo (congo de ouro, angola, congo de caboclo, dobrado) executado aos tambores no contexto tradicional.
-Desdobramentos na musicalidade moderna brasileira, através da adaptação do Funk carioca ao pandeiro, sublinhando a herança banta do congo de ouro.
-Demonstração do congo de ouro com uso dos membros inferiores (tornozeleiras de caixixis e guizos). Por fim, será trabalhada a apreciação com foco na expansão das linguagens trabalhadas, releitura e incorporação de sonoridades modernas a partir da apreciação com partitura da obra “Poder Delas” (escrita por Ekaterina Bessmertnova e Léo de Paula)
-Contextualização da temática sob o ponto de vista histórico e apreciação de vídeos que retratam e nos provocam a reflexão a partir da identificação de semelhanças entre culturas negras da diáspora presentes em Cuba, São Tomé, República Democrática do Congo e Angola. São abordados ritmos e manifestações como "tango-congo" (Cuba) “Quiná” (São Tomé), Semba (Angola). Além disso, é estabelecido paralelo com o congo capixaba e o congo de ouro.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке