Mestre Biu Alexandre, fundador do Cavalo Marinho Estrela de Ouro - Condado/PE

Описание к видео Mestre Biu Alexandre, fundador do Cavalo Marinho Estrela de Ouro - Condado/PE

O Mestre Biu Alexandre (Severino Alexandre da Silva) nasceu no dia 23 de janeiro de 1943.

Mestre de cavalo-marinho há 46 anos, aprendeu a brincadeira, segundo ele, com o Mestre Pedro de Quina, seu pai, e o Mestre Duda Bilau.

Tornou-se Mestre do Cavalo Marinho Estrela de Ouro há quase 43 anos. Fundou o brinquedo no dia 31 de julho de 1979 no município do Condado (Mata Norte de Pernambuco), conhecida como a "Terra do cavalo marinho".

Toda a família é envolvida nas atividades. É o único cavalo-marinho que tem quatro gerações de brincantes (o próprio, além de filhos, netos e bisneto).

Recebeu inúmeros prêmios e homenagens, além de viagens pelo Brasil e ao exterior, ao longo de quase meio século como brincante da Cultura Popular.

Durante uma turnê estadual com a aula-espetáculo "No Passo e no Compasso do Cavalo Marinho Estrela de Ouro" incentivada pelo Funcultura, em entrevista à Rádio Jornal Limoeiro (Agreste Setentrional), exatamente às 7h22 do dia 5 de novembro de 2019, ao ser indagado pelo radialista Alfredo Neto, proferiu essa célebre frase:
- "Não sou mestre, sou zelador de cavalo-marinho. Mestre só existe um: Deus!".

E a sua missão aqui na Terra foi encerrada no dia 18 de julho de 2022.

Essa é uma singela lembrança/homenagem da Usina Produções, que, através do seu Diretor, Clébio Marques, desde 2018 elaborou e realizou a produção de vários projetos culturais direcionados ao Mestre Biu Alexandre e ao Cavalo Marinho Estrela de Ouro, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке