INVEJA: O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A INVEJA E QUAL SUAS CONSEQUÊNCIAS
Bem-vindos de volta a mas um vídeo aqui no nosso canal!
Hoje vamos falar sobre um tema muito importante: o que a Bíblia diz sobre a inveja? Tenho certeza de que muitos de vocês já ouviram falar sobre esse sentimento, mas será que sabem o que a Bíblia tem a dizer sobre ele? Vamos descobrir juntos!
Mas antes não se esqueça de se deixar aqui o joinha se escrever no canal,clicando aqui e ativar o sininho .
A INVEJA
A inveja é um sentimento negativo que surge quando desejamos ter o que outra pessoa tem. Mas a Bíblia nos ensina que a inveja não é algo bom. Na verdade, ela é considerada um pecado. Deus nos ama e quer que sejamos felizes, mas a inveja pode nos afastar Dele e dos outros.
EXEMPLOS DE INVEJA NA BÍBLIA
A Bíblia mostra pessoas envolvidas pela inveja desde o começa da história humana. Podemos dizer que a inveja teve papel importante na Queda do Homem. Quando Eva foi tentada a desobedecer a Deus, o inimigo disse que se ela e Adão comecem do fruto da árvore do bem e do mal, eles poderiam ser “como Deus” (Gênesis 3:5). Em outras palavras, basicamente o primeiro casal sentiu inveja do próprio Deus e tentou usurpar o Seu lugar.
A inveja também esteve por de trás do primeiro assassinato. Caim foi dominado pela inveja e acabou tirando a vida de seu próprio irmão (Gênesis 4:5). A Bíblia também registra como Raquel, esposa de Jacó, teve inveja de sua irmã por não poder engravidar. Mais tarde, ainda na família de Jacó, a inveja levou os irmãos de José a desejarem sua morte e depois vendê-lo covardemente aos mercadores (Gênesis 37:11).
No tempo da peregrinação de Israel depois de sair do Egito, alguns israelitas liderados por Corá, Datã e Abirão, invejosamente se rebelaram contra Moisés e Arão e foram alvos do juízo de Deus (Números 16-17; Salmo 106:16). Um dos principais exemplos de pessoa invejosa na Bíblia é o rei Saul. Por inveja ele perseguiu e tentou matar a Davi (1 Samuel 18).
Já no Novo Testamento, encontramos na pessoa do filho mais velho da Parábola do Filho Pródigo o mau exemplo de alguém invejoso que não se alegrou com a restauração de seu irmão e não soube desfrutar da presença do próprio pai. Também no Novo Testamento, vemos que a inveja instigou as acusações dos líderes judeus contra Jesus que o levaram à crucificação (Mateus 27:18; Marcos 15:10).
O que a inveja faz?
A inveja consome pessoas e impossibilita relacionamentos. Um grande estudioso no assunto acertou ao dizer que a inveja é um dos vícios mais destrutivos da alma. Salomão definiu muito bem o perigo da inveja e o que ela faz: Em Pv. 14:30.
“O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos” . Ainda no livro de Provérbios lemos sobre o poder devastador da inveja: “Cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja?” .
Os cristãos são exortados na Bíblia a não se entregarem à inveja (Romanos 13:13; 2 Coríntios 12:20). A inveja é uma obra da carne ; é um vício característico de uma vida não regenerada (cf. Romanos 1:29; 1 Coríntios 3:3Gálatas 5:21; 1 Timóteo 6:4; Tito 3:3).
A inveja jamais deve ser tolerada na Igreja, pois ela é uma ameaça à unidade cristã. Por isso Tiago escreve no capitulo 3 ,13 ao 16 : “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa” .
COMO COMBATER A INVEJA
A inveja é fruto de insatisfação, Essa insatisfação não é aquela que nos motiva a trabalhar mas ,estudar,melhorar etc. É uma insatisfação destrutiva que produz raiva e indignação pelo sucesso do próximo.
O Apóstolo Paulo escrevendo a sua primeira carta a Timóteo no capitulo 6 e verciculo 8 diz. Que se não quisermos ser invejosos ,precisamos ser pessoas satisfeitas em Deus.
Então, o que podemos aprender com essas histórias? A Bíblia nos ensina a não cair na armadilha da inveja. Em vez disso, devemos aprender a ser gratos pelo que temos e a celebrar as conquistas dos outros. Deus nos deu talentos únicos e um propósito especial em nossas vidas. Quando nos concentramos em desenvolver nossos próprios dons e ajudar os outros, encontramos verdadeira felicidade.
Lembre-se, pessoal, a inveja não nos leva a lugar algum. Deus quer que sejamos felizes e realizados, mas isso só acontece quando buscamos amar e respeitar uns aos outros. Vamos deixar a inveja de lado e focar em construir relacionamentos saudáveis e positivos.
#inveja #inimizade #sentimento mau #dor #tristeza #insatisfação #contentamento #Bíblia #Deus #Jesus #vontade de Deus #Salvação #plano de Deus
Информация по комментариям в разработке