H. Villa-Lobos | Trio de Cordas: “Dedicado a Elizabeth Sprague Coolidge”

Описание к видео H. Villa-Lobos | Trio de Cordas: “Dedicado a Elizabeth Sprague Coolidge”

H. Villa-Lobos | Trio de Cordas: “Dedicado a Elizabeth Sprague Coolidge”

00:00 - 11:45 - Allegro
11:46 - 20:09 - Andante
20:10 - 25:37 - Scherzo (vivace)
25:38 - 34:47 - Allegro preciso e agitando

Ensaio geral gravado no dia 13 de agosto de 2024
__________________________________________________

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um compositor, maestro e instrumentista brasileiro. Em 1945, ele foi contratado pela Fundação Elizabeth Sprague Coolidge na Biblioteca do Congresso para a composição Trio para Violino, Viola e Violoncelo

Em 26 de novembro de 1944, Heitor Villa-Lobos fez sua estreia nos Estados Unidos com a Janssen Symphony Orchestra em Los Angeles, seguido durante as semanas seguintes por aparições como compositor-maestro em Boston, Chicago e Nova York (onde também foi entrevistado sobre seus métodos de composição por Olin Downes, então crítico musical do The New York Times). Todos esses eventos mudaram completamente a vida do compositor: ele foi repentinamente catapultado para os holofotes, enaltecido e festejado por pessoas proeminentes da vida musical e cultural em uma recepção no Waldorf-Astoria Hotel. Um sonho há muito procurado inesperadamente se tornou realidade: reconhecimento internacional como compositor e como a principal figura musical da América Latina de sua geração.
Esses eventos foram coroados por três comissões em 1945. Uma honra veio da Elizabeth Sprague Coolidge Foundation na Biblioteca do Congresso, Washington, DC Ele respondeu com um Trio para violino, viola e violoncelo e o enviou junto com as partes antes de 1º de outubro de 1945, pronto para apresentação pelo Albeneri Trio no Founder's Day Concert em 30 de outubro de 1945 no Coolidge Auditorium na Biblioteca do Congresso. Outro convite veio de Ellen Ballon (1898-1969), a pianista canadense de pais russos, para um Concerto para Piano, e um terceiro pedido foi recebido da Koussevitzky Music Foundation. O compositor respondeu com uma obra para orquestra chamada Madona, escrita em dezembro de 1945 e dedicada a Natalie (1882-1942), a primeira esposa de Serge Koussevitzky (1874-1951), um velho amigo dele dos dias parisienses. Este seria o início de uma longa série de encomendas que Villa-Lobos obteve durante os últimos quinze anos de sua vida de instituições, orquestras e artistas virtuosos, por meio das quais enriqueceu a literatura de música em todos os campos.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке