💥 Coração acelerado: 10 motivos para sentir palpitação e arritmia

Описание к видео 💥 Coração acelerado: 10 motivos para sentir palpitação e arritmia

- Palpitações podem ocorrer como resultado de ritmos cardíacos anormais, ou, como é mais frequente, sem qualquer doença cardíaca.
- O nó sinoatrial é o marcapasso natural do coração.
- Rítmos cardíacos lentos são chamados de bradicardias. Os rítmos rápidos são chamados de taquicardias.
- A pulsação normal média situa-se entre 60 e 80 batimentos por minuto, mas valores acima ou abaixo também podem ser normais para um determinado indivíduo.
- Alguns pacientes com arritmias cardíacas não experimentam qualquer sintoma, ao passo que outros podem apresentar vários sintomas, como palpitações, vertigem, falta de ar ou dor torácica.
- Arritmias cardíacas podem ocorrer devido a doenças do músculo cardíaco, válvulas, sistema condutor do estímulo elétrico ou das artérias que irrigam o coração (artérias coronárias).
- Arritmias cardíacas ocorrem em pessoas absolutamente normais e são mais frequentes à medida que o indivíduo envelhece, só requerendo tratamento nestes casos, se incomodam o paciente com a sensação desagradável de palpitações.
- É possível eliminar as palpitações apenas reduzindo o estresse, o consumo de cigarros e o consumo de cafeína e álcool.

O que são palpitações?

Palpitação é o nome dado à desagradável percepção dos batimentos cardíacos, em geral irregulares ou fortes. Em muitos pacientes, não se encontra qualquer doença ou anormalidade do ríitmo cardíaco. Outros, podem de fato apresentar desordens do rítmo cardíaco (arritmias). Em geral, estes batimentos anormais são muito rápidos (taquicardias ou taquiarritmias) muito lentos (bradicardias ou bradiarritmias) ou precoces, interrompendo a sequência normal de batimentos (extrassistoles). O batimento rápido e irregular muitas vezes é causado por uma arritmia chamada fibrilação atrial.

Os átrios direito e esquerdo são as câmaras superiores do coração, encontrando-se os ventrículos direito e esquerdo logo abaixo deles. O ventrículo direito recebe o sangue venoso do corpo inteiro (que passa antes pelo átrio) e o envia aos pulmões para ser oxigenado. O sangue dos pulmões chega ao átrio esquerdo e daí ao ventrículo esquerdo, que através da artéria aorta bombeia o sangue para todo o organismo.

O nó ou nódulo sinoatrial é o "marcapasso natural" do coração: localizado no átrio direito, ele comanda o rítmo cardíaco normal, transmitindo o sinal elétrico para os átrios e ventrículos (a "ordem"para estas cavidades se contrairem) através de estruturas especializadas. Entre os átrios e ventrículos, há uma espécie de "estação moduladora" por onde o estímulo deve obrigatoriamente passar, chamada nó ou nódulo atrioventricular, que pode acelerar ou retardar o envio dos estímulos sequenciais para os ventrículos. Por sinal, quando o nó sinoatrial falha, alguém tem de assumir o comando, e esse alguém é o nó atrioventricular ou mais simplesmente A-V.

Quando extrassístoles ou taquiarritmias (arritmias rápidas) se originam de atividade elétrica anormal nos átrios elas são chamadas de extrassistoles ou taquicardias atriais. Quando esta atividade anormal se origina nos ventrículos, elas são chamadas de extrassistoles ou taquiarritmias ventriculares. Em geral o eletrocardiograma permite a diferenciação.

Quando o nó sinoatrial (o marcapasso natural) produz estímulos elétricos em frequência de repetição baixa, o resultado é um rítmo cardíaco lento, chamado bradicardia sinusal (os atletas de elite costumam ter bradicardia sinusal muito intensa e isto é absolutamente normal e saudável!). Mas as bradicardias podem resultar de dificuldades, ou bloqueios na condução do estímulo elétrico através das vias especializadas que vão em última análise dar a "ordem" para que os átrios e ventrículos se contraiam.

As extrassístoles são batimentos isolados que ocorrem antes do que seria esperado. Após uma extrassístole, ocorre uma breve pausa e o batimento seguinte, que retoma o ritmo normal, costuma ser mais forte e se faz sentir. Na verdade o que o paciente refere como uma sensação de "palpitação", "parada" ou "bolo" súbito na garganta, ou "Tan!…"(é assim mesmo) não é a extrassístole e sim, o batimento normal subsequente.

FONTE: http://sociedades.cardiol.br/socerj/p...

Site: www.espacovitacardio.com.br
Instagran:   / espacovitacardio  
Facebook:   / espacovitacardio  
Tik Tok: https://vm.tiktok.com/ZM8j2nGgK/
E-mail: [email protected]

Link para todos os contatos da Clínica Espaço Vitacardio onde o Dr Cotta atende:
https://mla.bs/7f105216

Ou agende sua consulta pelo WhatsApp:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5...

Dr. Cotta Junior
Especialista em Cardiologia (RQE Nº: 4559) e Medico de Família e Comunidade (RQE Nº: 2157) com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira - AMB.

#arritmia
#palpitação
#coraçãoacelerado
#coração
#cardiologista
#espacovitacardio
#vitacardio

Комментарии

Информация по комментариям в разработке