O ar que respiramos

Описание к видео O ar que respiramos

O ar envolve todo o planeta e forma uma camada chamada atmosfera. Ele está ao redor das pessoas, nos poros do solo, dissolvido na água e dentro do corpo dos seres vivos. Na respiração, é possível sentir o ar passando para dentro e para fora do corpo através do nariz ou da boca. Um copo “vazio” , na verdade, está cheio de ar.
Quanto mais próximo do nível do mar, mais ar está presente na atmosfera. Quanto maior a altitude, menos ar está presente na atmosfera, isto é, mais rarefeito ele fica. Por isso, é mais difícil respirar em locais com maior altitude, como no topo de certas montanhas.

A composição do ar
O ar é formado por uma mistura de gás nitrogênio, gás oxigênio, gás carbônico e outros gases. O diagrama abaixo representa as proporções dos gases que compõem o ar.

O gás nitrogênio é o que está presente
em maior concentração no ar. Em 100 litros de ar, 78 litros são de gás nitrogênio.

O gás oxigênio é indispensável para a respiração da maioria dos seres vivos, entre eles as plantas e os animais. Em 100 litros de ar, 21 litros são de gás oxigênio.
Os outros gases que compõem o ar correspondem, juntos, a apenas 1 litro em 100 litros de ar. Entre esses gases, está o gás carbônico.

O que mais existe no ar?
Você já reparou nas gotas de água que se formam na superfície de um copo quando você toma uma bebida gelada em um dia quente? Isso acontece por causa do vapor de água que existe no ar. A temperatura do vapor de água está mais alta que a da superfície do copo. Assim, ao entrar em contato com o copo, esse vapor se condensa, isto é, passa do estado gasoso para o estado líquido. Estudaremos isso melhor no capítulo seguinte.

Você respira o tempo todo. Cada vez que respira, um pouco de ar entra em seus pulmões, e outro tanto sai deles. O ar que sai de seu corpo tem menos gás oxigênio e mais gás carbônico do que o ar que entra. Isso ocorre porque nosso metabolismo consome gás oxigênio e libera gás carbônico.
As plantas, os animais e muitos outros seres vivos, cada um a seu modo, também respiram.

O gás nitrogênio não é usado pelo corpo humano durante a respiração.

Como perceber o ar: propriedades
Não podemos ver nem pegar o ar. No entanto, podemos percebê-lo quando notamos suas propriedades ou percebemos o vento.
O ar tem massa
Observe as figuras a seguir. Na figura A, as duas bexigas estão cheias de ar. Quando uma das bexigas é esvaziada (figura B), a régua se inclina para o lado da bexiga que continua cheia. Isso mostra que o ar no interior da bexiga tem massa.

O ar se espalha
O ar não tem forma definida e tende a se espalhar até ocupar todo o espaço disponível no recipiente ou no ambiente em que estiver.

O ar pode ser comprimido
Além de se espalhar e ocupar todo o espaço disponível, o ar também pode ser comprimido, isto é, ser espremido de modo a ocupar um espaço menor dentro de um recipiente. Observe as figuras abaixo.

Ventos
O vento é um movimento do ar. Sentimos o vento sobre a pele e vemos, por exemplo, que ele balança as roupas no varal. Ventos muito fortes, como ciclones e furacões, podem derrubar árvores e destruir casas.

Texto retirado do livro: "Aprender juntos" da editora SM

Комментарии

Информация по комментариям в разработке