Afinal, como funciona o submarino nuclear brasileiro?
Para entender melhor essa tecnologia, o Manual do Mundo foi até o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, local onde está sendo desenvolvido um submarino, e que conta com uma maquete impressionante do submarino nuclear brasileiro. Vamos lá?
Começando pela proa, que é a parte da frente do submarino, ela tem algumas características e funcionalidades. O formato meio “pontudo” se deve justamente para que o submarino consiga navegar sem apresentar problemas na água.
Seguindo pela proa, é possível notar que o submarino possui três decks, ou seja, três andares. No primeiro, fica o quarto onde dormem os marinheiros, no segundo, fica uma sala de torpedos, e no terceiro, mas não menos importante, fica uma praça de baterias, que serve para fornecer energia para todo o submarino e também para o motor elétrico.
A vela é a estrutura que fica na parte superior do submarino e acaba surgindo acima d’água quando a embarcação sobe à tona. Sua função é servir de passagem para o meio externo e amparar uma série de mastros contendo instrumentos, como radar, snorkel e periscópio. Na sua lateral, é possível notar a presença de hidroplanos, que servem para dar estabilidade aos submarinos.
Logo embaixo da vela existe uma sala de comando, que é onde tudo de mais emocionante acontece. É aí onde se decide para que lugar o submarino deve ir, quando é preciso atacar e muito mais. Se tiver um filme que se passe dentro do submarino, pode ter certeza que é nessa sala onde vão acontecer as maiores emoções.
No andar inferior à sala de comando ficam os banheiros, refeitórios e cozinhas. Logo embaixo dessa parte fica o chamado porão, que é uma praça de máquinas. Aí fica o gerador de oxigênio que sem dúvida é uma peça chave do submarino nuclear.
Isso porque, nesse sistema, não é necessário ter grande quantidade de combustível ou oxigênio para impulsionar o motor. Assim, a tripulação consegue ficar lá embaixo e esse oxigênio que elas respiram é gerado por meio da água.
Por ser uma embarcação extremamente complexa e inovadora, pouquíssimos países dominam a tecnologia de um submarino nuclear. O Brasil é o sétimo país do mundo a ter o seu próprio submarino nuclear.
Isso porque, de modo geral, esse submarino se trata de uma “usina nuclear”, só que em miniatura. O submarino conta com um reator que precisa de urânio enriquecido e isso faz com seja possível esquentar a água que está passando por ele.
Mas afinal, isso serve para que? Dentro de todas essas etapas, a finalidade principal é gerar eletricidade. E é aí que esse submarino se destaca.
O submarino convencional utiliza o motor a diesel para gerar energia elétrica. Mas isso implica em um gasto muito alto de combustível, além de ser necessário ficar subindo para a superfície mais vezes, já que ele consome muito oxigênio. Assim, esse submarino só pode ficar submerso alguns dias.
Já no submarino nuclear brasileiro, a previsão de troca de combustível é a cada 15 anos! É isso mesmo, 15 anos! Ou seja, a limitação de tempo estipulada de aproximadamente três meses, não tem a ver com a propulsão do submarino, mas sim das pessoas que estão ali, já que elas precisam de alimento e ficam estressadas por ficarem meses debaixo d’água.
Tá, mas calma aí, você acha mesmo que essa explicação acaba aqui? O submarino nuclear é ainda mais fascinante do que você pode imaginar. Mas para descobrir isso você precisa assistir o vídeo na íntegra!
Ah! E já que você chegou até aqui, não se esqueça de dar um joinha no vídeo e compartilhá-lo com aquele amigo que adora desbravar o fundo do mar!
► Andamos num SUBMARINO BRASILEIRO da MARINHA! 🔵Manual do Mundo: • Andamos num SUBMARINO BRASILEIRO da M...
► AGORA FOI! Temos um SUBMARINO DEBAIXO D'ÁGUA!!! • AGORA FOI! Temos um SUBMARINO DEBAIXO...
► Inscreva-se: https://youtube.com/user/iberethenori...
Dúvidas e sugestões: [email protected]
Negócios: [email protected]
Imprensa e convites: [email protected]
Site: http://manualdomundo.com.br
Facebook: / manualdomundo
Instagram: / manualdomundo
Instagram Mari: / amarifulfaro
Twitter Iberê: / iberethenorio
CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva: Mari Fulfaro
Gerência de projetos: Marcel Albert
Câmera: Felipe Reis
Consultor técnico: Roberto “Pena” Spinelli
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Assistentes de produção: Arthur Okuda, Vitor Moreira
Edição e finalização: Thaís Paneto
Agradecimento: Centro Tecnológico da Marinha
📩Manual do Mundo Comunicação LTDA
Caixa Postal 77811 Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.
Информация по комментариям в разработке